No post de hoje irei falar um pouco sobre a profissão de designer de interiores e esclarecer algumas dúvidas que as pessoas costumam ter. Vamos adentrar nesse universo do design e aprender um pouco mais sobre essa profissão incrível!
1 - O que faz um designer de interiores?
O profissional de interiores realiza um trabalho minucioso de projetar espaços com o propósito de ser funcional, harmônico e seguro. Com design exclusivo, condizente com a personalidade de cada cliente. Utilizando a criatividade, fazem o ambiente ser esteticamente bonito e confortável para se viver. O designer também tem a missão da inclusão da sustentabilidade sempre que possível, visão íntima das necessidades humanas gerais e da acessibilidade quando necessário.
2 - As competências do designer de interiores
- Definição de materiais de revestimento e acabamento.
- Definição e locação do mobiliário e criação de marcenaria exclusiva totalmente detalhada.
- Definição de todos os objetos, obras de arte e itens decorativos do ambiente.
- Elaboração de projetos térmicos, acústicos, elétricos e luminotécnicos.
- Acompanhamento de compra do mobiliário e objetos.
- Acompanhamento de obras.
3 - Formação
Há diferentes graus de formação do designer de interiores. Há o bacharelado, os cursos tecnológicos e o curso técnico.
1 - Bacharelado: Nos cursos de bacharelado, que duram 4 anos, o designer tem uma formação mais abrangente e com um embasamento teórico maior. É um curso mais completo, explorando o design a fundo.
2 - Curso Tecnológico: Os cursos tecnológicos são de nível superior e duram entre 2 e 3 anos. São mais voltados para atender o mercado de trabalho, com mais disciplinas práticas e rápida capacitação profissional.
3 - Curso Técnico: Já os cursos técnicos, são cursos de nível médio com 800 h de duração e tem mais ênfase na decoração.
Lembrando que os profissionais dos cursos citados acima, não estão habilitados a realizar intervenções na arquitetura, como por exemplo quebrar paredes.
4 - Design de interiores X Designer de interiores
Algumas pessoas tem dúvidas entre design e designer de interiores. O design de interiores é a profissão e o designer de interiores é o profissional.
5 - A importância do projeto
É extremamente importante ter um projeto antes de fazer a obra. Isso evita muita dor de cabeça, pois com o projeto pronto, podemos ter o planejamento da obra com um cronograma. É no projeto onde se define os revestimentos, mobiliário e objetos, podendo assim, serem definidos previamente o quantitativo de material necessário, evitando desperdícios, falta de material e atrasos na obra. Portanto, antes de se aventurar em uma reforma, procure um profissional habilitado, isso evitará problemas.
Espero ter sanado algumas das dúvidas sobre a profissão e se vocês tiverem mais alguma dúvida ou quiserem que nos aprofundemos em algum desses assuntos, por favor entre em contato ou deixe aqui nos comentários. Até sábado pessoal!