top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

O que é o design de interiores?


No post de hoje irei falar um pouco sobre a profissão de designer de interiores e esclarecer algumas dúvidas que as pessoas costumam ter. Vamos adentrar nesse universo do design e aprender um pouco mais sobre essa profissão incrível!


1 - O que faz um designer de interiores?

Amostras de cores.

O profissional de interiores realiza um trabalho minucioso de projetar espaços com o propósito de ser funcional, harmônico e seguro. Com design exclusivo, condizente com a personalidade de cada cliente. Utilizando a criatividade, fazem o ambiente ser esteticamente bonito e confortável para se viver. O designer também tem a missão da inclusão da sustentabilidade sempre que possível, visão íntima das necessidades humanas gerais e da acessibilidade quando necessário.

2 - As competências do designer de interiores

Escolhendo materiais.

- Definição de materiais de revestimento e acabamento.

- Definição e locação do mobiliário e criação de marcenaria exclusiva totalmente detalhada.

- Definição de todos os objetos, obras de arte e itens decorativos do ambiente.

- Elaboração de projetos térmicos, acústicos, elétricos e luminotécnicos.

- Acompanhamento de compra do mobiliário e objetos.

- Acompanhamento de obras.

3 - Formação

Caderno colorido.

Há diferentes graus de formação do designer de interiores. Há o bacharelado, os cursos tecnológicos e o curso técnico.

1 - Bacharelado: Nos cursos de bacharelado, que duram 4 anos, o designer tem uma formação mais abrangente e com um embasamento teórico maior. É um curso mais completo, explorando o design a fundo.

2 - Curso Tecnológico: Os cursos tecnológicos são de nível superior e duram entre 2 e 3 anos. São mais voltados para atender o mercado de trabalho, com mais disciplinas práticas e rápida capacitação profissional.

3 - Curso Técnico: Já os cursos técnicos, são cursos de nível médio com 800 h de duração e tem mais ênfase na decoração.

Lembrando que os profissionais dos cursos citados acima, não estão habilitados a realizar intervenções na arquitetura, como por exemplo quebrar paredes.

4 - Design de interiores X Designer de interiores

Algumas pessoas tem dúvidas entre design e designer de interiores. O design de interiores é a profissão e o designer de interiores é o profissional.

5 - A importância do projeto

Croqui de uma planta.

É extremamente importante ter um projeto antes de fazer a obra. Isso evita muita dor de cabeça, pois com o projeto pronto, podemos ter o planejamento da obra com um cronograma. É no projeto onde se define os revestimentos, mobiliário e objetos, podendo assim, serem definidos previamente o quantitativo de material necessário, evitando desperdícios, falta de material e atrasos na obra. Portanto, antes de se aventurar em uma reforma, procure um profissional habilitado, isso evitará problemas.


Espero ter sanado algumas das dúvidas sobre a profissão e se vocês tiverem mais alguma dúvida ou quiserem que nos aprofundemos em algum desses assuntos, por favor entre em contato ou deixe aqui nos comentários. Até sábado pessoal!

115 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page