Cômodo a cômodo - Sala de estar.


Hoje começamos uma série nova, onde vamos falar da casa cômodo a cômodo. Vamos falar da funcionalidade de cada um, melhores tipos de mobiliário e tipo de iluminação que melhor se adéqua. Tudo o que você precisa saber sobre a casa. Vamos começar com a sala de estar, onde recebemos as visitas e onde passamos boa parte do dia.

Finalidade: A sala de estar é o local onde recebemos as visitas, é o coração social da casa. Uma área de convívio onde se pode relaxar, ler um livro, conversar, etc.

Foto: Via Pinterest.

Algumas salas de estar são também sala de tv, decidir se deve-se pôr uma tv na sala depende dos costumes de cada um. Para casas menores essa não é uma opção, porém se a casa tem mais de uma sala, pode-se dividir em sala de estar e sala de tv.

Projeto: Mariane e Marilda Baptista.

As vezes a sala de estar é integrada com a sala de jantar, nesse caso deve-se harmonizar o tipo de mobiliário das salas. Os prós desse tipo de sala é justamente a integração, é mais fácil a socialização entre as pessoas.

Foto: Via Pinterest.

Projeto: Roberto Robl.

Mobiliário: O principal da sala de estar é o sofá, o tamanho depende do espaço, mas quanto maior melhor, assim ninguém fica de pé. Se houver espaço, é legal colocar poltronas e pufes também, essa mistura de diferentes tipos de assentos deixa o ambiente mais interessante e dinâmico.

Foto: Via Pinterest.

Foto: Via Pinterest.

Se a sua família é grande e você sempre precisa de mais lugares, pode-se colocar cadeiras dobráveis, pufes embaixo do aparador ou de algum móvel (que podem auxiliar quando necessário) ou mesas que se transformam em assentos.

Foto: Via Pinterest.

Projeto: Carina Dal Fabbro.

Para apoiar copos, livros e objetos é interessante ter mesas laterais e mesa de centro, mas se não tiver espaço, podem ser usados aquelas mesas laterais que encaixam no sofá ou até bandejas para braço de sofá.

Foto: Via Pinterest.

Projeto: Flávio Moura.

Há também o mobiliário auxiliar, como aparadores, estantes, racks, painéis e divisórias. Isso é projetado de acordo com o tamanho da sala e necessidades dos moradores.

Projeto: Claudia Comparin.

Iluminação: A iluminação natural é sempre a melhor opção em qualquer cômodo. É um recurso sustentável e deixa o ambiente muito bem iluminado.

Foto: Via Pinterest.

Além da iluminação natural, é importante ter várias camadas de iluminação. Iluminação direta e indireta para criar vários cenários num mesmo cômodo e manter a iluminação funcional para o usuário.

Projeto: Juliana Pippi.

Foto: Via Pinterest.

Objetos decorativos: A decoração vai depender do estilo da sala, mas você pode apostar em vasos de plantas, livros, caixas, velas e pequenos adornos.

Foto: Via Pinterest.

Foto: Via Pinterest.

Na parede uma composição de quadros ou fotografias ou espelhos completa a ambientação.

Foto: Via Pinterest.

As salas de estar podem ser de variados estilos, podemos utilizar diversas paletas de cor e ambientar de acordo com a personalidade de cada um. Utilizar os gostos pessoais para compor o espaço é sempre o mais importante, você deve se sentir bem no seu ambiente. Você gostar é o que importa.

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Ambientesdecorados #Inspirações #Designdeinteriores #Áreasdacasa #Saladeestar #Cômodoacômodo

Inscreva-se para receber as novidades!
Show More

© 2020 por Juliana Rodrigues. Todos os direitos reservados.