Cômodo a cômodo - Sala de estar.

Atualizado: Jan 20

Hoje começamos uma série nova, onde vamos falar da casa cômodo a cômodo. Vamos falar da funcionalidade de cada um, melhores tipos de mobiliário e tipo de iluminação que melhor se adéqua. Tudo o que você precisa saber sobre a casa. Vamos começar com a sala de estar, onde recebemos as visitas e onde passamos boa parte do dia.

Finalidade


A sala de estar é o local onde recebemos as visitas, é o coração social da casa. Uma área de convívio onde se pode relaxar, ler um livro, conversar, etc.

Sala de estar neutra e grande.

Foto: Via Pinterest.

Algumas salas de estar são também sala de tv, decidir se deve-se pôr uma tv na sala depende dos costumes de cada um. Para casas menores essa não é uma opção, porém se a casa tem mais de uma sala, pode-se dividir em sala de estar e sala de tv.

Sala de estar com tv. Projeto Mariane e Marilda Baptista.

Projeto: Mariane e Marilda Baptista.

As vezes a sala de estar é integrada com a sala de jantar, nesse caso deve-se harmonizar o tipo de mobiliário das salas. Os prós desse tipo de sala é justamente a integração, é mais fácil a socialização entre as pessoas.

Sala de estar e jantar integradas.

Foto: Via Pinterest.

Sala de estar e jantar integradas. Projeto: Roberto Robl.

Projeto: Roberto Robl.

Mobiliário


O principal da sala de estar é o sofá, o tamanho depende do espaço, mas quanto maior melhor, assim ninguém fica de pé. Se houver espaço, é legal colocar poltronas e pufes também, essa mistura de diferentes tipos de assentos deixa o ambiente mais interessante e dinâmico.

Sala de estar colorida.

Foto: Via Pinterest.

Sala de estar moderna.

Foto: Via Pinterest.

Se a sua família é grande e você sempre precisa de mais lugares, pode-se colocar cadeiras dobráveis, pufes embaixo do aparador ou de algum móvel (que podem auxiliar quando necessário) ou mesas que se transformam em assentos.

Sala com pufes auxiliares.

Foto: Via Pinterest.

Sala com pufe/mesa de centro. Projeto: Carina Dal Fabbro.

Projeto: Carina Dal Fabbro.

Para apoiar copos, livros e objetos é interessante ter mesas laterais e mesa de centro, mas se não tiver espaço, podem ser usados aquelas mesas laterais que encaixam no sofá ou até bandejas para braço de sofá.

Sala de estar com mesa lateral e mesa de centro.

Foto: Via Pinterest.

Sala de estar preto e branco. Projeto: Flávio Moura.

Projeto: Flávio Moura.

Há também o mobiliário auxiliar, como aparadores, estantes, racks, painéis e divisórias. Isso é projetado de acordo com o tamanho da sala e necessidades dos moradores.

Sala com aparador e pufes auxiliares. Projeto: Claudia Comparin.

Projeto: Claudia Comparin.

Iluminação


A iluminação natural é sempre a melhor opção em qualquer cômodo. É um recurso sustentável e deixa o ambiente muito bem iluminado.

Sala de estar iluminação natural.

Foto: Via Pinterest.

Além da iluminação natural, é importante ter várias camadas de iluminação. Iluminação direta e indireta para criar vários cenários num mesmo cômodo e manter a iluminação funcional para o usuário.

Sala de estar neutra. Projeto: Juliana Pippi.

Projeto: Juliana Pippi.

Sala de jantar iluminação diversa.

Foto: Via Pinterest.

Objetos decorativos


A decoração vai depender do estilo da sala, mas você pode apostar em vasos de plantas, livros, caixas, velas e pequenos adornos.

Sala de estar pé direito duplo.

Foto: Via Pinterest.

Ambientação sala de estar neutra.

Foto: Via Pinterest.

Na parede uma composição de quadros ou fotografias ou espelhos completa a ambientação.

Composição de quadros na sala de estar.

Foto: Via Pinterest.

As salas de estar podem ser de variados estilos, podemos utilizar diversas paletas de cor e ambientar de acordo com a personalidade de cada um. Utilizar os gostos pessoais para compor o espaço é sempre o mais importante, você deve se sentir bem no seu ambiente. Você gostar é o que importa.

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Ambientesdecorados #Inspirações #Cômodoacômodo

194 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tapetes