top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

O guia completo de como é feito um projeto de interiores em 6 passos!

Um projeto de interiores pode ser um pouquinho mais complexo do que se pensa. Hoje irei explicar todas as etapas de projeto e o que deve ser feito em cada uma delas.


1 - Briefing

Reunião de briefing.

Primeiro é feita a reunião de briefing, que é quando temos a primeira conversa com o cliente. É quando ele nos conta sobre seus sonhos, suas necessidades e preferências. Identificamos tudo o que será necessário no projeto e os valores da obra. Enfim, coletamos todos os dados necessários para o desenvolvimento do projeto.

2 - Levantamento do espaço

Materiais para levantamento do espaço.

Depois de termos todas as exigências do cliente, fazemos o levantamento do espaço, que é a medição de todo o espaço. Medimos e desenhamos a planta baixa do local, fazemos a contagem de áreas e coletamos os dados técnicos referentes ao espaço. A localização do norte (para o estudo de insolação) e a coleta de dados do entorno do local (para implementar tudo o que for necessário para a habitação), são alguns dos exemplos dos dados coletados.

3 - Estudo preliminar

Planta baixa.

Passamos então para o estudo preliminar, onde já com a planta em mãos, fazemos os primeiros estudos para a definição do layout do projeto, como por exemplo a setorização (definição dos setores da casa em setor social, setor íntimo e setor de serviço) e o estudo dos fluxos (para otimizar o deslocamento das pessoas nas atividades do dia a dia). Enfim, definimos o layout com a melhor disposição espacial do mobiliário e objetos.

4 - Anteprojeto

Amostras de materiais.

Depois que o cliente aprova o layout apresentado no estudo preliminar, passamos para o anteprojeto, onde definimos qual estilo o ambiente terá, o tipo do mobiliário, a paleta de cores que será utilizada, enfim toda a ambientação do local e fazemos os projetos complementares, como por exemplo o projeto de iluminação, paisagismo, etc.

5 - Projeto executivo

Planta de projeto executivo geral.

Nesta etapa é quando detalhamos todo o projeto de forma clara e organizada. Nas plantas de executivo devem estar contidas todas as informações necessárias para a execução da obra. É onde detalhamos as marcenarias, os mármores, listamos os materiais necessários e especificamos os acabamentos e as medidas de tudo.

6 - Projeto de apresentação

Projeto 3D renderizado.

Foto: Flashlarevista

Esse é o projeto que o cliente recebe para a aprovação final, onde estão especificados e discriminados todo o mobiliário e objetos utilizados. É onde mostramos o ambiente com tudo o que foi pensado para ele. Junto com a planta, os cortes e as vistas, pode ser entregue o projeto 3D, com a imagem fiel de como ficará o projeto, ajudando na visualização espacial do espaço.


É assim o início da construção de um sonho. Após o projeto concluído vem a fase das obras e depois é só desfrutar do seu espaço, do seu lar!

4.187 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page