top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Cômodo a cômodo - Escritório

Hoje retornamos aos posts regulares aqui no blog e vamos voltar falando dos escritórios na série cômodo a cômodo. Há quem possua um escritório apenas para estudos, leituras, hobbys e trabalhos esporádicos, porém há quem tenha aderido ao home office, nada melhor do que trabalhar em casa, sem trânsito e sem a correria para chegar ao trabalho. Vamos ver as possibilidades e o necessário para montar o seu escritório.


Finalidade


No escritório trabalhamos e estudamos, é um local onde a ergonomia é extremamente importante, pois ao passarmos muito tempo sentados realizando as tarefas, as posições adotadas dever estar corretas para não gerar problemas de saúde.

Escritório com mesa com roda de bicicleta.

Foto: Via pinterest.

O escritório também é o local onde realizamos as leituras, podendo ter uma pequena biblioteca ou não, depende do usuário.

Escritório com estante de livros grande. Projeto: Gislene Lopes.

Projeto: Gislene Lopes.

Dependendo do hobby da pessoa, ele também pode ser realizado no escritório.

Escritório com pegboard.

Foto: Via pinterest.

O escritório pode ser compartilhado com outras pessoas ou até ser junto com o quarto de hóspedes.

Escritório para duas pessoas.

Foto: Via pinterest.

Escritório no quarto de hóspedes. Projeto: Paloma Yamagata.

Projeto: Paloma Yamagata.

Mobiliário


Os móveis principais do escritório são a mesa/escrivaninha e a cadeira, que como já falamos, devem estar de acordo com a ergonomia. A altura da mesa é muito importante, deve ser de 75 cm, assim como a posição dos braços e pernas, devem estar corretas. É indicado que a cadeira utilizada tenha braços e que possa ser ajustada na altura e no encosto.

Escritório com duas mesas. Projeto: Débora Aguiar.

Projeto: Débora Aguiar.

Os móveis de guarda são muito importantes também, pois é neles que vamos guardar os materiais de escritório, revistas, livros e todo o necessário para o trabalho e hobbies.

Escritório com muitos armários. Projeto: Janete Chaoui.

Projeto: Janete Chaoui.

Se a mesa ou escrivaninha possuir gavetas, é uma ótima maneira de ter o material sempre a mão. Caso não tenha, pode-se ter gaveteiros com rodízios para guarda de documentos e papeis.

Escritório com escrivaninha com gaveteiro. Projeto: Doherty Design Studio.

Projeto: Doherty Design Studio.

Outros móveis que podem ajudar a organizar o escritório são prateleiras, nichos e estantes.

Escritório com nichos e prateleiras. Projeto: Adriana Fontana.

Projeto: Adriana Fontana.

Se houver espaço, é interessante ter uma pequena biblioteca no escritório, com estantes para o apoio dos livros e uma poltrona bem confortável e com apoio para os pés para a leitura.

Cantinho de leitura no escritório. Projeto: Cria Arquitetura.

Projeto: Cria Arquitetura.

É no escritório onde mais utilizamos o computador, sendo necessário um local para apoiar os aparelhos necessários, como o aparelho wifi, a impressora e o telefone, sendo também necessárias instalações com ponto de internet e telefone. Algumas pessoas possuem TV no escritório, podendo ser utilizada para apenas assistir ou para exibir imagens em reuniões.

Escritório home office.

Foto: Via pinterest.

Quanto aos hobbys, o mobiliário pode variar, podendo ter no escritório pranchetas para desenho, outras mesas para a prática de artesanato e muito mais.

Escritório ateliê.

Foto: Via pinterest.

Iluminação


A iluminação do escritório é muito importante, pois é um local de muita leitura e escrita. Além da iluminação geral, é importante ter pontos de luz de tarefa na escrivaninha e perto de locais de leitura com iluminação fluorescente.

Escritório com iluminação atrás das prateleiras.

Foto: Via pinterest.

A iluminação natural também é uma ótima opção no escritório. É um recurso sustentável e deixa o ambiente muito bem iluminado, porém é importante que tenhamos uma cortina ou persiana para eventualmente não atrapalhar o uso de monitores e TVs.

Escritório com iluminação natural.

Foto: Via pinterest.

Objetos decorativos


No escritório podemos ter objetos apenas decorativos, decorando as prateleiras, nichos e estantes, assim como também podemos decorar com objetos necessários para a organização, como porta lápis, porta cartas, apoios para livros, porta trecos, etc.

Escritório com adornos na prateleira. Projeto: Ângela Medrado.

Projeto: Ângela Medrado.

Nas paredes dos escritórios é muito comum encontrarmos obras de arte, mas também podemos decorar com fotografias, esculturas ou até exemplos do nosso trabalho.

Escritório com pranchetas na parede de tijolinho. Foto: Histórias de casa.

Foto: Histórias de casa.


Os escritórios podem ser perfeitos para a execução de vários tipos de trabalhos, basta que tenhamos os móveis certos do tipo certo. O número de pessoas trabalhando em home office só cresce, portanto, é importante que tenhamos um local que nos ofereça todo o necessário para desempenharmos nosso trabalho da melhor forma. E então, animados para trabalhar em casa também?


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

471 visualizações0 comentário
bottom of page