Método KonMari


O primeiro contato que tive com o método KonMari foi em 2015. Comprei o primeiro livro dela A Mágica da Arrumação na bienal do livro. Na época gostei bastante e pus em prática o método pela primeira vez. Realmente dá certo, é bem eficaz e deixa sua casa em ordem de uma vez por todas, pelo menos onde não está ao alcance de outras pessoas, pois esse método é algo muito pessoal, cada um deve decidir começar e decidir o que fazer com seus pertences. Lógico que essa "mágica" não acontece sozinha, ela demanda um esforço pessoal, mas que é bem recompensador. Já havia planejado falar sobre isso aqui antes, mas recentemente a Netflix lançou uma série com a Marie Kondo, a criadora do método, e resolvi indicar para vocês a série, que se chama Tidying up whith Marie Kondo, e falar um pouco sobre a minha experiência com o método.

O primeiro livro A Mágica da Arrumação nos traz os principais passos e nos apresenta formas de organização muito eficazes, pois ele se inicia com o descarte seguido da arrumação, mas o segredo está em organizar por categoria e não por cômodo como fazemos habitualmente.

Passo 1 - Roupas

Passo 2 - Livros

Passo 3 - Papelada

Passo 4 - Komono (itens diversos)

Passo 5 - Itens de valor sentimental

Passo 6 - Fotografias

Para decidir o que manter e o que descartar, deve-se segurar a peça e fazer a pergunta "Isso me traz alegria?" se a resposta for sim guarde, se não descarte. Além disso para a guarda das roupas ela tem um jeito especial de dobra que economiza espaço e na minha opinião é o mais eficaz de todos, vale a pena experimentar.

Decidi pôr um toque pessoal no post e mostrar minha gaveta de camisetas organizada com a técnica de dobra dela.

No meu pinterest você encontra listas mais detalhadas dos itens de cada categoria, dá uma olhadinha lá.

O segundo livro é mais um guia ilustrado e tem vários desenhos fofos de como dobrar cada tipo de peça. Tem dicas mais detalhadas e complementa o primeiro livro, mas você consegue por tudo em prática lendo só o primeiro.

Sobre a série, ela tem 8 episódios e em cada um Marie ajuda com a organização da casa utilizando seu método e dando dicas sobre eles. Quem já leu os dois livros já conhece todos os passos, mas é bem interessante vê-los na casa de outras pessoas e assim descobrimos que a forma de morar, viver e organizar é algo muito pessoal. Ela é muito fofa e sabe o que está fazendo, não é a toa que seus livros são um sucesso de vendas.

Uma das etapas da organização é cumprimentar a casa e ter gratidão pelas peças que são descartadas. Confesso que pulei essa parte no início, mas no final a gratidão pelas coisas que se vão acaba sendo espontânea. Esse é o trailer da série que estreou na Netflix dia 1º de janeiro.

Site: https://konmari.com/

Instagram: https://www.instagram.com/konmari.co/

Facebook: https://www.facebook.com/konmari.co/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCNaPKFA1niUFRgzkVqqhJVg

Se decidir ler os livros ou ver a série depois me conta o que achou e se funcionou para você. Já li o livro 3 vezes e a cada vez consigo desapegar de mais coisas, sempre faço uma "revisão". Um beijo e até terça!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#MarieKondo #Organização #Dicas

0 visualização
Inscreva-se para receber as novidades!
Show More

© 2020 por Juliana Rodrigues. Todos os direitos reservados.