top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

5 dicas de verão para casa

Sempre que chega o verão as altas temperaturas começam a incomodar um pouco, principalmente quem mora em regiões muito quentes. O principal problema do verão é o calor e na maioria das vezes o uso do ar condicionado não pode ser evitado, porém existem algumas coisas que podemos fazer e providenciar para casa para amenizar um pouco o problema do calor e quem sabe diminuir a conta de energia. Vamos agora passar para as 5 dicas de verão para a sua casa!


1 - Aumente a ventilação natural


A ventilação natural é algo muito importante para o bem estar do ser humano por diversos motivos. Existem 4 motivos principais que são para manter o ambiente fresco, para garantir a renovação do ar, para garantir a saúde do ambiente e para contribuir com a sustentabilidade.


Com a ventilação natural você garante as trocas de ar. Quando o ar fresco, limpo e renovado adentra o ambiente, o ar quente, poluído e cheio de toxinas nocivas à saúde sai, garantindo que o ar esteja sempre renovado e mais fresco. Com o ar mais fresco a necessidade do uso do ar condicionado acaba diminuindo, o que resulta em uma economia de energia que ajuda o meio ambiente. Além de tudo isso com as trocas de ar você também garante que o ambiente esteja saudável, sem mofo e sem umidade. Dessa forma a saúde de quem habita a casa se mantém boa porque uma casa arejada evita o aparecimento de problemas respiratórios e alergias.


2 - Utilize cortinas ou persianas para barrar o sol


Foto: Via Pinterest.


O uso de cortinas ou persianas é um aliado para reduzir um pouco o calor porque elas barram o sol em ambientes onde o sol seja excessivo. O calor do sol adentra o ambiente pelos vidros da janela e não consegue sair, causando o efeito estufa e as cortinas e persianas amenizam um pouco essa entrada do sol. Como o ambiente também precisa de ventilação para não esquentar demais, o ideal é que você deixe o ar adentrar o ambiente pela manhã, quando o sol ainda não está muito quente e utilize as cortinas e persianas na parte da tarde se o sol te incomodar.


O melhor modelo de cortina para barrar o sol é o modelo blackout porque ela bloqueia totalmente a entrada da luz, caso ela te incomode, e bloqueia boa parte do calor. A cortina blackout barra totalmente a luz, mas caso a luz não te incomode e você queira aproveitar a luz do dia, você pode optar por uma persiana tipo tela solar. A tela solar é feita de poliéster e PVC e bloqueia melhor o sol e os raios UVA e UVB, mas sem perder a visibilidade e a luz vinda do sol.


3 - Utilize cores claras para refletir a luz e o calor


Foto: Studio 92


Uma outra forma de amenizar um pouco o calor dentro de casa é utilizando as cores claras nos revestimentos, pintura de parede e móveis. As cores mais claras refletem a luz do sol, enquanto as cores mais escurar absorvem o calor e por isso deixam o ambiente mais quente. As pessoas normalmente se esquecem disso quando o assunto é a casa, mas a verdade é que isso pode ajudar bastante a diminuir o calor dentro de casa.


4 - Utilize revestimentos que não absorvam calor


Foto: Via Pinterest.


O tipo de revestimento que você escolhe para a sua casa também influencia na absorção do calor, porque alguns tipos absorvem pouco ou nenhum calor, o que também ajuda no combate ao calor. Os porcelanatos são ótimos para os ambientes quentes porque são revestimentos frios e que trazem bastante frescor. Outros tipos de revestimentos frios também podem ser utilizados como por exemplo, a cerâmica, os azulejos e os ladrilhos hidráulicos. A madeira também é um material que não absorvem calor, mas elas precisam de uma manutenção mais específica. O cimento queimado também está na lista de revestimentos mais frios e ele tem o adicional de estar muito em alta hoje em dia, principalmente em ambientes com estilo industrial.


5 - Prepare a casa para o verão


Fotos: Via Pinterest.


Para preparar a sua casa para o verão você pode guardar acessórios com tecidos mais pesados, como cortinas e mantas. Se você tem o costume de adicionar tapetes mais felpudos na época do frio eles também devem ser retirados. Utilize acessórios com tecidos mais leves.


Uma outra forma de preparar a sua casa para o verão é utilizando mais elementos naturais na sua decoração, que podem ser por exemplo mais plantas e alguns arranjos de flores naturais. Mude também o seu lifestyle e adote hábitos mais saudáveis e que garantam o seu bem estar. Esse conjunto da casa mais fresca e bons hábitos com certeza vão impactar de forma positiva a sua vida.


E então gostou das dicas? Qual delas você costuma colocar em prática na sua casa no verão? Me conta aqui nos comentários e se quiserem podem deixar sugestões do que vocês querem ver por aqui no blog e também no meu canal do Youtube. Um beijo e até semana que vem, tchau!

604 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page