top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Tamanhos de camas, como escolher?


A cama é um dos objetos/móveis mais importantes que utilizamos no nosso dia a dia, é nela onde descansamos o corpo e a mente para continuar tendo energia para a vida! Portanto, é imprescindível que ela seja muito confortável, com um colchão de qualidade, roupa de cama macia e que tenha o tamanho ideal para cada pessoa e para o ambiente. Mas como escolher o tamanho ideal?

Primeiro você deve saber o tamanho exato do seu ambiente para garantir que a cama caberá no espaço. Deixe pelo menos 60 cm de passagem ao redor da cama, mas o ideal é que tenha 90 cm para evitar acidentes e para que seja mais confortável. Dessa forma fica mais fácil escolher o tamanho da cama ideal para você. Existem vários tamanhos disponíveis no mercado, porém você também pode mandar fazer sob medida a cama e o colchão. Eu na infância tive uma cama sob medida que herdei do meu pai e quando ela passou para mim, mandamos fazer o colchão sob medida também. Esses são os tamanhos mais comuns encontrados hoje:

Solteiro - 1.88 m X 0.88 m

Solteiro king - 2.05 m X 1.00 m

Viúva - 1.88 m X 1.28 m

Casal - 1.88 m X 1.38 m

Queen - 1.98 m X 1.58 m

King - 1.93 m X 2.03 m

Vamos ver como elas ficam dentro dos ambientes e diferentes formas de posicioná-las.

As camas de solteiro por serem menores se encaixam bem nos ambientes, podendo ser colocadas no centro, com uma ou mais camas ou no canto da parede para poder aproveitar melhor o centro do quarto.

Quarto com duas camas de solteiro.

Foto: Via Pinterest.

As camas de viúva são menos utilizadas e são ótimas para quem tem um espacinho a mais no quarto e gosta de dormir bem confortavelmente.

Quarto com cama de viúva encostada na parede.

Foto: Via Pinterest.

As camas de casal standart são as mais comuns, são perfeitas para casais com um quarto pequeno ou para solteiros com um quarto grande. São normalmente posicionadas no centro de uma das paredes do quarto, mas em espaços menores há quem coloque encostada na parede, o que não é o ideal, pois uma pessoa fica presa.

Quarto pequeno com cama de casal standart.

Foto: Via Pinterest.

A cama Queen fica legal em quartos grandes. Algumas pessoas acham o tamanho king muito grande, mas querem uma cama um pouquinho maior que a standart, portanto é um coringa.

Quarto com cama queen size.

Foto: Via Pinterest.

A cama king é para quartos bem grandes e acaba se tornando o ponto focal do espaço.

Quarto com cama king size.

Foto: Via Pinterest.

Aqui temos um quarto pequeno com cama de casal, veja como os espaços ao lado dela estão estreitos, dificulta um pouco a circulação, porém a função principal do quarto é um espaço de dormir e isso ele cumpre sem problemas.

Quarto de casal com pouco espaço.

Foto: Via Pinterest.

Esse é um exemplo de cama em ilha, é uma forma mais ousada de posicionar a cama no espaço, porém é preciso que o mesmo seja grande.

Quarto com cama em ilha. Projeto: Marilene Galindo.

Projeto: Marilene Galindo.

Outro exemplo de cama em ilha, porém essa fica de frente para a janela, perfeita para quem gosta de apreciar a vista e a luz natural.

Quarto de casal com cama em ilha de frente para a janela.

Foto: Via Pinterest.

Esse é um exemplo de cama feita sob medida, ela é integrada com uma mesa que serve de escrivaninha, otimiza bem o espaço.

Quarto com cama sob medida.

Foto: Via Pinterest.


Qual o tamanho da cama de vocês e como ela está posicionada no quarto? A minha é de solteiro e fica encostada na parede, sempre dormi em camas encostadas na parede e não consigo dormir se não for dessa forma. Me conta qual vocês preferem? Um beijo e até sábado!


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

8.344 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page