top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Paleta de cores para 2022

Olá gente! Todo início de ano eu faço um post mostrando a cor do ano da Pantone e das principais marcas de tintas. Todos os anos essas marcas elegem a sua cor do ano de acordo com as tendências de cores. Essas tendências surgem a partir de várias pesquisas feitas por um time de profissionais de várias áreas do design e eles levam em consideração tudo o que está acontecendo no mundo para chegar a essas cores.


Nesse post eu vou mostrar para vocês cada uma das cores e vou fazer uma análise delas, mostrando o conceito por trás da escolha de cada cor, a psicologia das cores e como essa escolha se encaixa na nossa situação atual. Continue lendo que eu vou mostrar tudo isso agora!


Pantone - Very Peri



Vamos começar falando da cor do ano da Pantone que é sempre muito esperada e quando é divulgada todo mundo fala sobre isso. A cor do ano é a Very Peri (17-3938) que é um tom de roxo que surgiu a partir da mistura do azul com um subtom vermelho-violeta. O azul de acordo com a marca é uma cor confiável e amada e isso é verdade. De acordo com pesquisas o azul é a cor mais apreciada pela maioria das pessoas, tanto homens como mulheres. O tom de roxo Very Peri traz "uma atitude alegre e positiva e uma presença dinâmica que encoraja a criatividade sem precedentes e uma expressão imaginativa.


O intuito da Pantone ao trazer essa cor como a cor do ano foi trazer essa aura criativa para que ela nos instigue a criar, procurar, transformar e reinventar as nossas vidas e as nossas rotinas depois do período de isolamento da pandemia. A pandemia nos trouxe muitas reflexões e transformações bruscas no nosso estilo de viver e o Very Peri vem trazendo um vislumbre de um futuro diferente e com mais esperanças.


De acordo com a psicologia das cores o roxo é uma cor totalmente relacionada com a criatividade, com a tranquilidade, com a intuição e com a originalidade. O intuito da Pantone foi justamente trazer a criatividade para o nosso dia a dia, porém como o roxo possui vários outros atributos como esses que eu mencionei acima e outros como a transformação, mistério, respeito, nobreza e autenticidade, as composições decorativas utilizando essa cor vão trazer esse mix de sensações para os interiores trazendo o melhor da cor roxa para o nosso dia a dia.


Suvinil - Eclipse



A cor escolhida pela Suvinil foi a eclipse (22) um tom de verde fresco que de acordo com a marca "traz a energia e a saturação que precisamos ao entrar em uma nova aventura". O conceito por traz desse tom de verde começa pelo nome da cor eclipse. Um eclipse é um fenômeno da natureza envolto em mistério, beleza e que causa curiosidade e espanto. De acordo com a Suvinil as pessoas acreditam que o eclipse traz uma energia renovadora, que traz coisas que estavam ocultas à tona e que essa seria uma chance de recomeço. Trazendo a cor para o nosso cenário atual, a cor eclipse traz consigo boas sensações de euforia e alívio, o que seria essencial para que as pessoas continuem suas vidas a partir do ponto que estamos saindo um pouco desse cenário da pandemia.


De acordo com a psicologia das cores o verde é uma cor ligada à saúde e ao bem estar, que são sensações que precisamos nesse momento de pandemia. Além disso a cor verde está diretamente ligada à natureza e quando utilizada nos espaços interiores ela traz um pouco dessa aura de vivacidade e de esperança para dentro de casa. O contato com a natureza nos foi privado nesses tempos de pandemia, então por causa disso essa reconexão com o verde nesse momento é tão importante e necessária.


Coral - Melodia suave



A escolha da Coral para a cor do ano de 2022 foi a Melodia suave™, um tom de azul claro, arejado, fresco e bom para a alma. O intuito da Coral ao escolher essa cor foi trazer novos ares e redescobertas para dentro das nossas casas. Como eu já disse o azul é a cor mais apreciada pelas pessoas, então ela se torna muito fácil de ser utilizada porque agrada a maioria das pessoas. Esse tom de azul é muito fácil de ser combinado e em todas as combinações traz um mix de boas sensações para os espaços.


Em 2020 e em 2021 as pessoas, devido a pandemia, tiveram muito tempo para refletir e para repensar os seus estilos de vida, o que nos trouxe várias mudanças na sociedade, na forma como nos relacionamos e na forma de viver num geral. De acordo com a Coral a pandemia nos trouxe ainda mais a necessidade de estarmos em contato com a natureza e o azul nos traz isso pois é a cor do céu.


O azul é uma cor versátil e por isso é tão fácil de ser combinada, além de ser muito agradável para a maioria das pessoas, por isso você pode apostar nela sem medo. De acordo com a psicologia das cores o azul nos traz sensações de confiança, calma, tranquilidade e serenidade, o que é ideal para nos sentirmos à vontade e para trazer o bem estar que tanto precisamos no momento.


Sherwin-Williams - Neblina perene



A cor do ano da Sherwin-Williams é a Neblina perene (SW 9130), um tom de verde acinzentado moderno e sofisticado. De acordo com a marca essa cor nos traz uma "renovação contínua do mundo na calmaria e sabedoria ancestral da floresta". Essa cor também visa nos conectar mais com a natureza e nos trazer os benefícios das sensações que essa conexão traz para o ser humano.


O intuito da escolha dessa cor também tem tudo a ver com o cenário da pandemia, onde ficamos isolados. A Neblina perene vem chegando para trazer calma, novas esperanças e sensações de renovação.


De acordo com a psicologia das cores o verde nos traz bem estar, porém a Neblina perene também transparece bastante nessa cor. O cinza na psicologia das cores é uma cor que nos traz equilíbrio, conhecimento, estabilidade e neutralidade. O cinza é sinônimo de contemporaneidade e é uma cor coringa na decoração porque combina com várias outras cores.


Eucatex - Creme de papaia



A cor do ano da Eucatex é o Creme de papaia (2089E), um tom de laranja que foi inspirado na luminosidade do pôr do sol. O pôr do sol possui várias cores diferentes, mas o laranja se destaca e nos traz essa sensação de vitalidade e energia contidas no sol. De acordo com a Eucatex o Creme de papaia é um "tom de laranja rosado, que também tem em sua base a energia do amarelo, a afetividade do vermelho e a calma dos leves traços de azul. Com toda essa composição, psicologicamente a cor do ano da Tintas Eucatex tem o poder de estimular o afeto, o acolhimento, a inclusão, a comunicação e o otimismo." O intuito da cor do ano da Eucatex é trazer a esperança e os desejos guardados durante a pandemia para as nossas vidas atuais.


De acordo com a psicologia das cores o laranja é uma cor que nos traz sensações de entusiasmo, calor, diversão, bom humor, energia, vitalidade e muitas outras sensações muito positivas. O laranja também desperta a criatividade e nos faz pensar, trazendo toda essa aura propícia para novas ideias para dentro de casa.


Lukscolor - Macau



A cor do ano da Lukscolor é a Macau (LKS 0018), um tom de lavanda que de acordo com a marca "sinaliza o bem estar físico e mental, a cura, renovação e evoca o futuro, simbolizando a linha do horizonte e o céu". Novamente nós temos com essa cor a busca pela renovação depois do período da pandemia e a busca pelo bem estar em todos os sentidos.


A cor lavanda da Macau é um tom de lilás e de acordo com a psicologia das cores o lilás nos traz uma aura de calma, sabedoria e transformação do roxo, porém com mais suavidade e sensibilidade por ser um tom mais claro.


E então, vocês gostaram das cores do ano? Todas essas cores traduzem a necessidade do ser humano em buscar o bem estar que é o objetivo principal da decoração. As cores trazem sensações diferentes quando estamos dentro dos ambientes onde elas são utilizadas, elas agem diretamente no nosso cérebro causando esses sentimentos que cada uma evoca.


Eu gostei bastante de todas as cores, mas as minhas preferidas foram a Neblina perene e o Creme de papaia. Eu achei a Neblina perene bastante sofisticada e fácil de ser utilizada e além disso essa cor está bastante alinhada com as outras tendências de cor para esse ano. Já o creme de papaia é um tom que eu pessoalmente gosto bastante e acho que traz muita vivacidade e uma aura mais alto astral, mas de forma suave por não ser um tom de laranja muito aberto. Agora me contem, qual foi a cor preferida de vocês? Estou doida para saber o que vocês estão pensando, deixa aqui nos comentários.


Vamos iniciar o ano trazendo mais cor para o nosso dia a dia e mais sensações boas e bem estar! Um beijo e até semana que vem, tchau!

2.243 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page