Cômodo a cômodo - Banheiro

Atualizado: Jan 20

Hoje na série cômodo a cômodo vamos falar deles, dos banheiros. Os banheiros fazem parte tanto da área social quanto da área íntima. Na área social eles são chamados de lavabo, pois não tem a área de banho. Na área íntima eles podem ou não fazer parte da suíte. Vamos desvendar mais esse cômodo super importante no nosso dia a dia.


Finalidade


A finalidade dos banheiros e lavabos é fazer as necessidades fisiológicas e a higiene pessoal. As louças do banheiro são a cuba e a bacia sanitária (o vaso).

Bancada bicicleta. Projeto: Benjamin Bullins.

Projeto: Benjamin Bullins.

Os metais são a ducha higiênica, os registros, a torneira ou misturador. O chuveiro pode ser com o aquecimento a gás ou elétrico.

Banheiro cuba dupla e banheira.

Foto: Via pinterest.

Há também os acessórios que são extremamente úteis, como a lixeira, a papeleira, os suportes para toalha e o suporte para produtos (quando não tem nicho no banheiro). O espelho é importante para ajudar na higienização e verificação da aparência. Dependendo do espaço disponível podemos ter um ou mais móveis de guarda e cesto para roupas sujas.

Banheiro rosa e cinza.

Foto: Via pinterest.

Por ser uma área molhada, o banheiro precisa ser revestido, porém se for um lavabo, há a opção de usar um papel de parede ou pintura especial para locais úmidos.

Lavabo com papel de parede. Foto: Via anual design.

Foto: Via anual design.

Mobiliário


Existem várias possibilidades de materiais para as bancadas dos banheiros, podem ser de mármore, granito, quartzo, silestone, madeira, cimento, porcelanato, vidro, pastilhas, etc.

Banheiro com bancada em madeira.

Foto: Via pinterest.

As cubas podem ser de variados estilos, temos as de apoio, sobrepor, de embutir, de semi-encaixe, de piso, de parede e esculpidas. Quando a cuba é de apoio, a bancada deve ser um pouco mais baixa. Quando o banheiro é pequeno e a bancada não tiver 60 cm de profundidade, pode ser usada a cuba de semi-encaixe. Para cada banheiro, uma solução diferente.

Tipos de cubas.

As torneiras podem ser de bancada ou de parede, depende da cuba escolhida. Há também os monocomandos, que são mais fáceis de abrir (são os indicados para banheiros acessíveis).

Tipos de torneiras.

A bacia sanitária também é bem versátil, temos modelos simples e modelos sofisticados, os modelos mais geométricos costumam ser mais caros. Temos também a bacia suspensa, que parece mais frágil, mas aguenta muito peso. Um ponto importante para as bacias é que pelo menos uma bacia da casa deve ser branca, pois assim é mais fácil visualizar qualquer problema de saúde.

Lavabo com bacia suspensa.

Foto: Via pinterest.

Para fazer a higiene após o uso da bacia, temos a ducha sanitária. Antigamente tínhamos o bidê, com certeza você já viu na casa da sua avó, e agora caiu em desuso.

Banheiro com bidê.

Foto: Via pinterest.

O chuveiro com aquecimento a gás tem várias opções, quadrados, redondos, maiores, menores, de parede e de teto, temos chuveiro com cromoterapia e até com música. Já os chuveiros elétricos, antes eram todos parecidos, mas agora já temos no mercado chuveiros elétricos com um design diferenciado e mais nobre.

Chuveiro de teto.

Foto: Via pinterest.

Além do chuveiro, alguns banheiros tem banheiras ou hidromassagens, ou os dois.

Banheiro com banheira e chuveiro.

Foto: Via pinterest.

Para apoiar os produtos usados no banho, temos vários tipos de nicho, com tamanhos e formatos variados. Podemos usar iluminação no nicho, o que deixa o banheiro requintado. Nos banheiros mais simples, uma prateleira de inox ou de vidro resolve o problema, mas o nicho é um sonho de consumo da maioria das pessoas.

Nicho iluminado.

Foto: Via pinterest.

Quanto ao formato do box, isso vai depender do tamanho e formato do banheiro, cabe ao profissional definir qual o melhor layout para o seu banheiro.

Banheiro com box de canto.

Foto: Via pinterest.

O armário também tem inúmeras possibilidades. Podemos ter gavetas, básculas ou portas de giro ou de correr. Podemos ter um armário com espelho embutido, para guardar coisas menores. O mais importante é que não é indicado guardar medicamentos e nem alguns produtos e maquiagens no banheiro, pois a umidade pode fazer com que estraguem mais rápido.

Banheiro com armário e nichos. Projeto: Carol Cantelli.

Projeto: Carol Cantelli.

Já a roupa suja, pode ser colocada num cesto, ou reservar uma parte do armário (com uma tulha) para colocá-la.

Banheiro com tulha. Projeto: Patrícia Ribeiro

Projeto: Patrícia Ribeiro

O espelho também pode ser de tamanhos e formatos diferentes, não tem limite as possibilidades.

Banheiro clean.

Foto: Via pinterest.

Nos lavabos não há necessidade de um móvel de guarda, podendo ser usado no lugar do armário, prateleiras, móveis com rodízios e adornos para decorar o lavabo.

Armário com rodízios.

Foto: Via pinterest.

Para os banheiros dos pequenos, temos opções super coloridas e lúdicas para usar, tanto nas cubas e metais, quanto nos armários e revestimentos.

Banheiro infantil.

Foto: Via pinterest.

Banheiro sereia.

Foto: Via pinterest.

Ultimamente também temos visto banheiros para bebês, com todos os apetrechos necessários para deixar o banho mais confortável para a mãe e para o bebê.

Banheiro de bebê. Projeto: Lenita Nemer.

Projeto: Lenita Nemer.

Iluminação


Temos a iluminação geral do banheiro e na área do chuveiro, é importante que a luminária seja resistente à umidade e ao vapor. Para a área do espelho é importante termos uma iluminação pontual na altura do rosto, podendo ser com arandelas ou com o famoso espelho camarim, que além de lindo é super útil.

Banheiro com espelho camarim. Projeto: Patrícia Ribeiro

Projeto: Patrícia Ribeiro

Nos lavabos podemos ousar mais na iluminação, pois é um cômodo menos funcional. Há a iluminação por trás do espelho, arandelas diferentes e até iluminação natural, utilizada junto com um jardim de inverno no banheiro.

Lavabo luxuoso. Projeto: Dado Castello Branco Arquitetura.

Projeto: Dado Castello Branco Arquitetura.

Banheiro com jardim de inverno.

Foto: Via pinterest.

Objetos decorativos


Podemos utilizar os acessórios úteis no banheiro também para decorar, como por exemplo o porta sabão líquido. é muito usual também bandejinhas com os produtos utilizados no dia a dia, vasos de plantas e diversos adornos.

Banheiro amarelo.

Foto: Via pinterest.

Lavabo iluminado.

Foto: Via pinterest.


Os banheiros e lavabos são cômodos extremamente versáteis, sendo pequenos ou grandes, dá para deixá-los lindos e interessantes. A variedade de materiais e revestimentos no mercado é muito grande e estão cada vez mais modernos e de fácil manutenção e limpeza. Devemos escolher os que melhor se adequam ao espaço e ao dia a dia do usuário. Espero que o post tenha ajudado de alguma forma a entender melhor como funciona esse cômodo e nos vemos no sábado com um novo post.

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Cômodoacômodo #Ambientesdecorados #Inspirações

180 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tapetes