Cômodo a cômodo - Área de serviço


Hoje iremos falar da área de serviço, também conhecida como lavanderia. É um cômodo que está sendo cada vez mais lembrado na hora da decoração. Antes ele era somente funcional, porém agora ele está ganhando mais atenção na hora da reforma. Há diversas maneiras de decorar e organizar sua área de serviço, vamos ver algumas delas.

Finalidade: As principais finalidades da área de serviço são a manutenção dos cômodos da residência, guarda de materiais e equipamentos de limpeza e lavagem das roupas.

Projeto: Fernanda Marques.

É um espaço que deve ser bem arejado, pois é um local onde a água é muito usada, gerando mais umidade e é onde também secamos as roupas.

Via: Pinterest.

A área de serviço também pode ser integrada à cozinha, porém é mais comum em apartamentos pequenos.

Projeto: Ana Studio Colnaghi.

Mobiliário: Para a lavagem de roupas e dos materiais e serviços em geral temos o tanque, que é o principal em uma área de serviço.

Via: Pinterest.

Ultimamente há uma tendência do uso do tanque embutido em uma bancada, gerando mais espaço de guarda, com armários abaixo da bancada.

Via: Pinterest.

Os tanques podem ser de diversos materiais, como o de louça, de inox, podem ser duplos ou únicos.

Foto: Via Pinterest.

Via: Pinterest.

A torneira do tanque pode ser de parede ou de bancada, a escolha fica por sua conta.

Via: Pinterest.

Via: Pinterest.

A máquina de lavar pode ter abertura frontal e estar embutida na bancada, ou pode ter abertura por cima.

Via: Pinterest.

Para a secagem das roupas, algumas pessoas não dispensam a secadora de roupas, principalmente em apartamentos, porém o varal é o mais utilizado. Temos modelos de teto com acionamento manual e elétrico, varais de chão e varais fixos ou móveis.

Foto: Casa.com.

Ainda sobre a manutenção das roupas, devemos ter uma tábua de passar, que pode ser embutida no armário, ou não e um cabideiro para pendurar as roupas já passadas.

Foto: Casa e Jardim.

Via: Pinterest.

Deve-se ter também locais separados para a guarda da roupa suja e da roupa limpa, tulhas, cestos de roupa e cestos com alça.

Projeto: Fabrício Cardoso.

Via: Pinterest.

Caso haja na casa um aquecedor, normalmente é na área de serviço que ele é instalado.

Projeto: Kris Bristot Arquitetura.

Se houver animais de estimação, em alguns casos, é onde se guarda os alimentos, objetos e acessórios do uso dos mesmos. Alguns também dormem na área, sendo necessária uma casinha ou caminha para seu amigo.

Foto: HGTV.

Outra ideia interessante, são os dog showers, um local apropriado para dar banho nos animais.

Foto: Houzz.

Para a guarda dos materiais de limpeza e equipamentos, como aspirador de pó, ferro de passar, vassouras e escadas, devemos ter armários abaixo do tanque, suspensos e verticais, quanto mais armários, melhor.

Projeto: Eliana Franklin.

Projeto: Carol Cantelli.

Para o descarte de lixo deve-se ter a lixeira para o lixo orgânico e as lixeiras para a separação do lixo reciclável. É extremamente importante que façamos a separação do lixo reciclável e você vai se surpreender como a quantidade de lixo irá diminuir. Você pode verificar no site da prefeitura da sua cidade os locais onde há coleta seletiva. Depois farei um post falando somente sobre esse assunto.

Foto: Archiproducts.

Iluminação: A iluminação natural é a melhor opção na área de serviço. É um recurso sustentável e deixa o ambiente muito bem iluminado, além de bem ventilado, o que é muito importante nas áreas de serviço.

Projeto: Chris Silveira & Arquitetos Associados.

A iluminação de trabalho deve ser eficiente e o material das luminárias deve ser de fácil manutenção e limpeza. Podemos também misturar spots e plafons com pendentes ou luminárias mais interessantes, deixando o projeto mais lindo ainda.

Via: Pinterest.

Objetos decorativos: Para a decoração da área podemos ter vegetação em vasinhos, quadrinhos, relógios e utilizar as cestas e objetos de organização expostos com os produtos também fica interessante.

Foto: Ceusa.

Projeto: DP Barros Arquitetura.

Via: Pinterest.

Projeto: Andrea Menezes e Franklin Iriarte.

Gostaram das inspirações? Seguindo essas dicas você vai ter todo o necessário para ter uma área de serviço super completa e muito funcional. Pode ser simples ou pode ser luxuosa, o importante é ela te atender nas necessidades do dia a dia. Me conta como é a sua área de serviço? Até sábado com outro post, beijos!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Cômodoacômodo #Áreasdacasa #Ambientesdecorados #Inspirações #Designdeinteriores #Áreadeserviço #Lavanderia

Inscreva-se para receber as novidades!
Show More

© 2020 por Juliana Rodrigues. Todos os direitos reservados.