Mais um post sobre sustentabilidade onde vamos falar sobre a importância da reciclagem, quais tipos de materiais podem ser reciclados e como devemos fazê-lo. Falamos também sobre os 3 Rs da sustentabilidade, você sabe quais são? Se não, leia o post e fique por dentro.
Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que este se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Símbolo da reciclagem
Os 3 Rs da sustentabilidade
Os 3 Rs da sustentabilidade são: Reduzir, reutilizar e reciclar. Essas são as três formas de tornar o seu dia a dia mais sustentável, ajudando a diminuir o desperdício e dessa forma, diminuir o custo de vida e diminuir a contínua extração de recursos do meio ambiente.
Reduzir:
Visa reduzir o consumo excessivo de recursos e materiais, diminuir o consumo do que não é necessário, economia de água e energia, ou seja, um consumo mais consciente.
Reutilizar:
Visa a reutilização de materiais que seriam descartados como por exemplo: Reutilização de diversos materiais para fabricar peças de decoração, DIY, reutilização de peças de aparelhos eletrônicos, dentre outros. O importante e não jogar fora peças em bom estado que podem servir para o mesmo uso ou transformá-las para outro tipo de uso.
Reciclar:
Visa o processamento de um material com sua transformação física ou química, para ser utilizado para o seu uso original ou para virar matéria prima. Para que isso aconteça, devemos reciclar aqueles materiais que consumimos.
Coleta seletiva
A coleta seletiva visa a separação de materiais recicláveis do restante do lixo para que sejam enviados para reciclagem. Em vários locais há a coleta seletiva ou pontos de coleta onde você leva o seu lixo reciclável. Para descobrir se no seu bairro tem coleta seletiva você pode procurar por pontos de coleta no site da prefeitura de sua cidade.
O lixo a ser reciclável é o lixo seco e você deve separá-lo do lixo orgânico. Os materiais também devem estar limpos e colocados em sacos de lixo transparentes. Existem alguns materiais que não podem ser reciclados, vamos ver a lista do que pode e do que não pode ser reciclado:
Plástico:
Tampas, potes, garrafas, recipientes, baldes, frascos, garrafas pet, canetas, escova de dentes, sacolas, isopor.
Não devem ser reciclados: Acrílico, embalagens metalizadas, espuma, celofane.
Vidro:
Garrafas, potes, copos, frascos.
Não devem ser reciclados: Espelhos, louça, cerâmica, óculos, porcelana, vidros de janela, ampolas de medicamentos, cristal, vidros temperados, lâmpadas.
Papel:
Jornais, revistas, rascunhos, caixas, papelão, panfletos, cadernos, papel de seda, papel de presente, sacolas, cartões, cartolinas.
Não devem ser reciclados: Adesivos, etiquetas, papel carbono, fita crepe, fotos, papeis engordurados, papel toalha, papel higiênico.
Metal:
Latas, ferragens, canos, arame, pregos.
Não devem ser reciclados: clipes, grampos, esponja de aço, lata de tinta, lata de aerosol, pilhas, baterias.
Para o descarte de lâmpadas fluorescentes, lixo eletrônico, amianto, pilhas e baterias, procure postos de reciclagem adequados no Portal eCycle.
Fontes: www.ecycle.com.br
E você acha importante a reciclagem? Já faz na sua casa? Aqui em casa fazemos e levamos a um posto de coleta que tem aqui perto. Pesquise se no seu bairro há esse tipo de serviço e contribua também com o meio ambiente. Um beijo e até sábado!