Cômodo a cômodo - Quarto

Atualizado: Jan 20

Hoje em mais um capítulo da série cômodo a cômodo, vamos falar do quarto. O quarto é um local íntimo, o local onde podemos ser quem quisermos, onde nos sentimos a vontade, nosso refúgio do mundo!


Finalidade


O quarto é uma área íntima, é um local principalmente de descanso, mas há uma série de atividades que realizamos ou não no quarto, tudo depende do espaço disponível e da preferência do usuário.

Quarto com iluminação embaixo da cama.

Foto: Via Pinterest.

Além do repouso, se você não possui um closet, o quarto serve para guardarmos nossas roupas, sapatos e acessórios.

Armário com portas de correr e penteadeira.

Foto: Via Pinterest.

Há quem não dispense a tv no quarto, mas também há quem prefira manter no quarto somente o indispensável e o utilize apenas para dormir.

Tv no teto.

Projeto: Suite arquitetos.

Outra atividade que ajuda no sono é a leitura antes de se deitar. Há quem somente leia na cama e há os que mantêm uma verdadeira biblioteca no quarto.

Poltrona para leitura.

Foto: Via Pinterest.

O quarto modifica-se dependendo também do usuário, temos os quartos de bebê, os quartos infantis, os para jovens e os quartos de casal.

Quarto para jovem mulher.

Foto: Via Pinterest.

Mobiliário


O móvel principal do quarto é a cama, ela deve ser o mais confortável possível. Devemos prestar muita atenção na densidade do colchão, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente, necessitando de um colchão mais duro ou mais macio. Quanto ao tamanho da cama, depende do tamanho do ambiente, mas temos várias possibilidades para escolher a que melhor se adequa.

Tamanhos de colchão.

Foto: Via Pinterest.

Ao lado da cama, geralmente utilizamos as mesas de cabeceira. Eles são muito úteis para guardar coisas que precisamos ter à mão antes e depois de dormir. Servem também para apoiarmos copos d'água, colocar os abajures e também podemos enfeitar, sem esquecer do despertador. Temos os modelos mais tradicionais, com gavetas, mas ultimamente também temos visto muito as mesinhas e outros objetos sendo usados como mesa de cabeceira. Há também a tendência de utilizar um modelo diferente em cada lado da cama, fica bem charmoso.

Criado mudo tradicional espelhado.

Foto: Via Pinterest.

Malas como criado mudo.

Foto: Via Pinterest.

Para quem não tem closet, utilizamos o guarda roupas, que podem ter portas de correr ou de giro, dependendo do espaço. Se o espaço é pequeno é recomendável que as portas sejam de correr, pois elas não ocupam espaço ao abrir, porém o preço de um armário com portas de correr é um pouco maior, mas vale a pena investir. Outro móvel de guarda muito útil é a cômoda. Nela podemos guardar tudo o que precisa ser dobrado.

Cômoda pequena.

Foto: Via Pinterest.

A penteadeira é o móvel dos sonhos das mulheres. Temos as gavetas para guardar as makes e o espelho para nos arrumarmos. Na superfície, é importante que se tenha um vidro, para proteger o móvel dos produtos que utilizamos. Para sentar, pode ser um banquinho ou uma cadeira, há muitas escolhas diferentes.

Penteadeira requintada.

Foto: Via Pinterest.

Para a tv, podemos ter um rack no quarto, ela pode ser fixada num painel ou para os quartos mais requintados, ela pode ser embutida na porta de correr do armário.

Tv embutida no armário.

Foto: Via Pinterest.

Algumas pessoas tem no quarto uma escrivaninha para utilizar o computador e estudar ou trabalhar. Nos quartos infantis é muito importante que se tenha esse móvel, pois ajuda na organização dos estudos da criança.

Escrivaninha para estudos.

Foto: Via Pinterest.

Quarto para jovem com escrivaninha.

Projeto: Fernanda Marques.

Nos quartos de bebê, além do berço, armário e cômoda, deve-se ter um local para trocar a criança, pode ser uma bancada, ou a própria cômoda.

Berço e cômoda trocador.

Foto: Mooui

O mobiliário auxiliar são os pufes na ponta da cama, para sentar, pôr os sapatos... Podemos ter também uma poltrona bem confortável, perfeita para ler ou nos quartos de bebê a cadeira de amamentação.

Quarto com puffe.

Foto: Via Pinterest.

Nos quartos infantis também temos que ter um local para a guarda dos brinquedos. Podem ser baús, caixas...

Baús de lego.

Projeto: The Little Door Studio.

Iluminação


Assim como nos outros cômodos, a iluminação natural é sempre a melhor opção. É um recurso sustentável e deixa o ambiente muito bem iluminado, porém é importante que tenhamos uma cortina para não atrapalhar as últimas horas de sono pela manhã.

Janela grande no quarto.

Projeto: Adriana Yazbek.

Para dormir, se você não dorme no escuro, é importante que a luz seja mais fraca e amarelada. Você pode utilizar um dimmer ou uma luminária com iluminação mais difusa.

Iluminação suave.

Foto: Via Pinterest.

Iluminação na cabeceira.

Foto: Via Pinterest.

Para ler é importante uma iluminação direta, você pode usar uma luminária própria para leitura.

Poltrona e luminária para ler.

Foto: Via Pinterest.

Objetos decorativos


O quarto é o local onde podemos usar os mais variados objetos de decoração, além de podermos expressar totalmente a nossa personalidade através deles. Podemos usar aqueles objetos antigos, memórias de infância, brinquedos, livros... Aqui não temos limite, tudo vira decoração!

Objetos nos nichos.

Foto: Via Pinterest.

Prateleira e objetos decorativos.

Foto: homegirllondon.

Livros para decorar.

Foto: Via Pinterest.


E então, o que acharam? Muitas possibilidades diferentes né? Para começar, você pode pensar nas suas necessidades para escolher o necessário para o quarto. Depois é só usar a imaginação para decorá-lo, faça do jeito que te agrada e seja feliz!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Cômodoacômodo #Ambientesdecorados #Inspirações

1,141 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tapetes