top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Cores na decoração - Azul

Olá, estamos retornando da pausa do carnaval com uma série nova, as cores na decoração. Vamos analisar as cores, as emoções e sentimentos que elas despertam. A cor de um ambiente reflete no nosso humor e influencia diretamente no psicológico do usuário. Dependendo do sentimento que elas despertam, é mais aconselhável utilizá-las em locais específicos, vamos falar onde e quando utilizar cada cor. Vamos falar também como combiná-las entre si de forma harmônica. Lembrando que são somente dicas e que você pode e deve decorar o seu espaço como achar melhor.


Vamos começar com a cor azul. O azul é uma cor primária, combina com boa parte das outras cores. Também é um tom frio, o mais frio de todos.

Psicologia da cor azul:


O azul é uma cor muito popular entre as pessoas, é uma cor que agrada muito, tanto homens como mulheres, é uma escolha segura. Traz as sensações de confiança, calma e tranquilidade, entre outras. É uma cor que ajuda a baixar a pressão arterial, acalma, traz clareza mental e paz de espírito. Também diminui a ansiedade e reduz o stress, ou seja, promove o bem estar físico e psicológico.

Nesse quarto foram utilizados tons claros de azul na cabeceira, criado mudo e adornos. Olha que ar de tranquilidade e serenidade, um quarto perfeito para descansar e relaxar.

Quarto com cabeceira e mobiliário azul claro.

Foto: Via Pinterest.

Atributos do azul:


O azul é a cor da tranquilidade, calma, confiança, segurança, frescor, inteligência, harmonia, sinceridade, estabilidade, sutileza, criatividade etc.

É uma cor perfeita para quartos de bebê, os deixa tranquilos e promovem uma noite de sono perfeita.

Quarto de bebê azul.

Foto: Via Pinterest.

Onde utilizar:


É aconselhável que se use o azul em ambientes que necessitem de calma e serenidade, como nos quartos. O azul pode ser usado na maioria dos ambientes, porém procure utilizar menos em locais de trabalho, pois ele pode relaxar demais a pessoa e afetar o serviço. O azul num geral traz para nossa casa a sensação de refúgio, um lugar calmo e tranquilo para se viver.

Quarto com paredes azuis claras.

Foto: Via Pinterest.

Tons de azul:


Existem vários tons de azul, vários tons claros e escuros, todos muito bonitos, são eles: marinho, cobalto, royal, celeste, ciano, turquesa, bebê, entre outros.

Tons de azul.

Foto: Pantone.

Combinações harmônicas:


Há muitas formas de combinar as cores de forma harmônica, pode ser com cores complementares, cores análogas, composição em tríade, entre outras combinações.

Combinações harmônicas.

Foto: Via pinterest.

A cor complementar do azul é o laranja. A cor complementar fica oposta no círculo cromático. É uma combinação bem vibrante, pois o laranja contrasta bastante com o azul.

Nessa sala temos os sofás em azul e o laranja foi trabalhado nos adornos, almofadas e o quadro na parede.

Sala azul e laranja. Projeto: Maria Eunice Fernandes.

Projeto: Maria Eunice Fernandes.

Utilize em ambientes onde há a interação de pessoas. O laranja vai trazer movimento para o local, quebrando um pouco a tranquilidade que o azul expressa.

Salas azul, laranja e vermelho. Projeto: Maria Eunice Fernandes.

Projeto: Maria Eunice Fernandes.

A combinação com cores análogas é aquela com cores que estão lado a lado no círculo cromático. O tom sobre tom é um tipo de combinação análoga e sempre dá certo.

Sala com sofá azul claro.

Foto: Via Pinterest.

Azul na decoração:


O vários tons de azul podem ser utilizados na decoração com propósitos distintos. O estilo clássico se alia bem ao azul, mas dependendo do tom utilizado ele pode ganhar um ar bem contemporâneo também. Quanto mais escuro o tom, mais formalidade ele expressará.

Quarto clássico azul cobalto.

Foto: Via pinterest.

Sala azul e dourada.

Foto: Via pinterest.

O azul também é muito utilizado em casas de praia, pois é uma cor que remete ao mar. Normalmente é combinado com o uso da madeira, fibras e elementos praianos.

Varanda de casa de praia em tons de azul.

Foto: Via pinterest.

Outro estilo em que o azul cai perfeitamente é o estilo retrô. As características do estilo aliado a um tom de azul mais claro dão esse ar retrô, mais do que se fosse utilizada outra cor.

Cozinha com armários azuis. Projeto: Mandril arquitetura.

Projeto: Mandril arquitetura.


E vocês gostam de azul? Qual seu tom preferido? Eu adoro turquesa, uma das paredes no meu quarto é dessa cor. Me conta o que você achou do post. Voltamos com mais uma cor no próximo sábado, mas terça tem post novo. Um beijo e até terça!


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

3.327 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page