Cores na decoração - Verde


Cores na decoração - Verde

Hoje vamos falar da cor verde na série as cores na decoração. O verde é uma cor que nos transmite frescor e renovação, já falamos de como transmitir essas sensações utilizando plantas na decoração, mas hoje vamos ver como utilizar a cor no mobiliário, nos revestimentos, nas paredes e nos acessórios.

O verde é uma cor secundária, resultante do junção do azul e amarelo no pigmento. É um tom frio, porém agradável.

Psicologia da cor verde: A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. Dependendo da cor, essas sensações são diferentes. O verde é uma cor capaz de aliviar o stress e acalmar. Também é a cor da natureza, principalmente da primavera que é a estação da fertilidade.

Nesse quarto o verde foi utilizado na pintura da parede, foi feito um degradê, o que deixou um efeito muito interessante em um quarto tão simples e minimalista. O verde vai esmaecendo e transmite uma sensação calmante, perfeita para um quarto.

Parede em degradê verde.

Foto: Via Pinterest.

Atributos do verde: O verde é a cor da saúde, boa sorte, juventude, é cor da natureza, primavera, fertilidade, crescimento, dinheiro, família, abundância, suavidade, relaxamento, felicidade, amizade, esperança, é uma cor que traz frescor e simboliza a vida.

É uma cor muito versátil, tem vários tons e um muito utilizado é o verde bandeira, que aparece nessa cozinha nos armários junto com a madeira. O verde representa a família e a cozinha é o coração da casa, uma junção perfeita.

Cozinha com armários verde bandeira. Projeto: Renata Rise.

Projeto: Renata Rise.

Onde utilizar: O verde é uma cor muito utilizada em ambientes ligados com a sustentabilidade, questões do meio ambiente e saúde. Locais que tem a decoração voltada para a natureza são perfeitos para utilizar o verde.

Quarto de bebê com papel de parede verde. Projeto: Dina Bandman.

Projeto: Dina Bandman.

O banheiro também é um ótimo cômodo para utilizar a cor, pois nos traz a sensação de tranquilidade e frescor que um bom banho deve ter. Uma energia fluindo e uma conexão com a natureza através da cor e da água utilizada nesse cômodo.

Banheiro verde.

Foto: Via Pinterest.

Tons de verde: Existem vários tons de verde, vários tons claros e escuros, todos muito bonitos, são eles: verde escuro, verde bandeira, verde floresta, verde mar, água marinha, verde lima, lima, verde chá, verde abacate, verde menta, verde oliva, verde esmeralda, verde musgo, entre outros.

Tons de verde.

Foto: Via Pinterest.

Combinações harmônicas: Há muitas formas de combinar as cores de forma harmônica, pode ser com cores complementares, cores análogas, composição em tríade, entre outras combinações.

Combinações harmônicas.

Foto: Via Pinterest.

A cor complementar do verde é o magenta. A cor complementar fica oposta no círculo cromático. É uma composição vibrante e cheia de vida!

Nessa cozinha temos a combinação do magenta da bancada com o verde menta dos armários e o verde lima das cadeiras. Além disso também foi utilizado o rosa claro nos armários e nas cadeiras.

Cozinha verde e rosa. Foto: Casa Abril.

Foto: Casa Abril.

Aqui o verde e rosa ganharam um toque de requinte, o verde escuro contrastando com o rosa utilizado somente sofá deram um toque de ousadia no espaço que também se destaca pelo efeito da iluminação, mobiliário e painel clássico.

Sala verde e rosa.

Foto: Via Pinterest.

A combinação com cores análogas é aquela com cores que estão lado a lado no círculo cromático. O tom sobre tom é um tipo de combinação análoga e sempre dá certo. Aqui temos as paredes com um verde muito claro e o sofá um pouco mais escuro, combinam e contrastam ao mesmo tempo.

Sala com parede e sofá verde.

Foto: Via Pinterest.

Verde na decoração: O vários tons de verde podem ser utilizados na decoração com propósitos distintos. O verde transmite diversas sensações diferentes. Os tons mais escuros costumam trazer mais formalidade ao ambiente, enquanto tons mais claros trazem mais calma e tons mais abertos deixam o local mais divertido.

Banheiro com parede verde.

Foto: Via Pinterest.

Essa cozinha em verde lima expressa descontração, deixa o ambiente divertido e diferente.

Cozinha verde limão.

Foto: Via Pinterest.

Verde é natureza, junte isso com a madeira e uma linda vista natural e você terá um espaço totalmente integrado com o meio ambiente, traz a mesma energia.

Sala com sofá verde.

Foto: Via Pinterest.

Outro exemplo do uso do verde e madeira. O papel de parede com folhas e o mobiliário em madeira e fibras. Esse bebê terá uma conexão muito especial com a natureza.

Papel de parede de folhagem no quarto de bebê.

Foto: Via Pinterest.

Verde menta, uma cor clara e calma, que traz a sensação de delicadeza e tranquilidade. Veja que cozinha fofa!

Cozinha verde menta.

Foto: Via Pinterest.

E vocês, gostam da cor verde? É uma cor com uma energia realmente vibrante, traz ótimas sensações e fica linda em qualquer ambiente. Estão gostando da série das cores? Me falem aqui para eu saber, é muito importante para mim a opinião de vocês. As cores estão saindo todo sábado e um outro assunto na terça. Um beijo e até terça!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

Juliana Rodrigues

#Coresnadecoração #Paletadecores #Designdeinteriores #Inspirações #Cores

630 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tapetes