top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Cores na decoração - Amarelo

E no post de hoje trazemos o amarelo, uma cor bem vibrante e alegre! Na série cores na decoração analisamos as sensações que as cores nos trazem em determinados ambientes, a sensações e emoções que elas despertam e como combiná-las de forma harmônica. Vamos analisar.


O amarelo é uma cor primária no pigmento e um tom quente.

Psicologia da cor amarelo:


A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. O amarelo é a cor da energia, nos lembra o sol, é uma cor luminosa, é dinâmica e nos faz pensar. Desperta nosso lado intelectual e ajuda na concentração. O amarelo tem alguns significados negativos, mas nenhum tem ligação com a decoração.

Nessa sala de jantar onde apenas as cadeiras são amarelas já conseguimos notar como o amarelo se sobressai e consegue trazer diversão para o ambiente.

Sala de jantar com cadeiras amarelas. Projeto: Yamagata Arquitetura.

Projeto: Yamagata Arquitetura.

Atributos do amarelo:


O amarelo é a cor da felicidade, alegria, sabedoria, otimismo, conforto, luminosidade, inspiração, energia, calor, espontaneidade, juventude, descontração e etc.

Esse é um banheiro infantil, onde o amarelo nos traz o lúdico e todos esses sentimentos de alegria. O ambiente fica descontraído e divertido.

Banheiro infantil amarelo. Foto: Decortiles.

Foto: Decortiles.

Aqui temos uma mesa/rack dividindo a sala de estar e a cozinha. Veja como o amarelo se encaixa bem em uma base neutra. Descontrai o ambiente e o deixa jovial. Dependendo da combinação de cores onde o amarelo é utilizado o resultado pode ser ruim, mas com uma base neutra não tem erro.

Salas integradas com balcão amarelo.

Foto: Via Pinterest.

Onde utilizar:


O amarelo deve ser utilizado em ambientes lúdicos, como brinquedotecas e quartos infantis e em ambientes extremamente alegres e que concentrem energia, como as cozinhas, onde a cor é muito utilizada. O amarelo também é normalmente utilizado em sinais de advertência e em locais onde se necessite cautela.

Olha essa cozinha toda amarela, teto, paredes e mobiliário. Apenas o chão e os equipamentos não são amarelos. A iluminação reflete bastante nas superfícies amarelas. O único cuidado a ter nesse caso é que a cozinha é um local de preparo de alimentos, portanto a iluminação não deve sofrer influência das cores, pois assim não poderíamos enxergar bem as cores dos alimentos, o que poderia trazer problemas.

Cozinha toda amarela. Projeto: Russian for Fish.

Projeto: Russian for Fish.

Já nessa cozinha o amarelo foi utilizado com moderação em apenas algumas partes do mobiliário. A combinação da cor + madeira + cores neutras é mais adequada e consegue irradiar a energia da cor.

Cozinha com armários amarelos. Projeto: Serra Vaz Arquitetura.

Projeto: Serra Vaz Arquitetura.

Tons de amarelo:


Existem vários tons de amarelo, vários tons claros e escuros, todos muito bonitos, são eles: canário, bebê, neon, sol, ouro, narciso, limão, mostarda, caramelo, mel, milho, banana, entre outros.

Tons de amarelo.

Foto: Via Pinterest.

Combinações harmônicas:


Há muitas formas de combinar as cores de forma harmônica, pode ser com cores complementares, cores análogas, composição em tríade, entre outras combinações.

Combinações harmônicas.

Foto: Via Pinterest.

A cor complementar do amarelo é o roxo. A cor complementar fica oposta no círculo cromático. Normalmente é uma combinação bem contrastante e vibrante.

Sala roxa e amarela.

Foto: Via Pinterest.

A combinação de tom sobre tom desse cantinho bar é uma combinação de cores análogas, que estão lado a lado no círculo cromático.

Bar amarelo. Foto: Revista Casa Linda.

Foto: Revista Casa Linda.

Essa é uma composição por tríade e foram utilizadas as cores amarelo, azul em diferentes tons e vermelho. A combinação é ousada, porém muito equilibrada.

Sala com cores primárias.

Foto: Via Pinterest.

Amarelo na decoração:


O amarelo é uma cor lúdica e por isso é muito utilizada em quartos infantis e de bebês.

Nesse quarto de bebê temos o amarelo em um painel que vai da parede ao teto com iluminação embutida. O berço e a cama também são amarelinhos em uma base neutra, perfeito para um bebê vibrante!

Quarto de bebê amarelo. Projeto: Carpaneda & Nasr Arquitetos Associados.

Projeto: Carpaneda & Nasr Arquitetos Associados.

Aqui a cama com dossel e o piso elevado são amarelos num ambiente cinza e branco com piso em madeira, deixando-os ainda mais destacados.

Quarto com cama amarela.

Foto: Via Pinterest.

Aqui temos um cantinho de descanso, leitura ou um lugar para não fazer nada com tudo amarelo, mobiliário, assento, almofadas e luminária. Um grande destaque e ponto focal do ambiente.

Espaço de descanso amarelo. Projeto: Lookofsky Architecture.

Projeto: Lookofsky Architecture.

Mais um banheiro em amarelo para trazer energia para o banho. O revestimento geométrico amarelo traz diversas sensações ao ambiente, qual sensação você sente ao olhar?

Banheiro amarelo. Projeto: India Mahdavi.

Projeto: India Mahdavi.


O amarelo também te agrada? Eu gosto muito da cor, mas não teria num ambiente para mim, mas gosto dessas inspirações. Me contem o que vocês acham. E a série estão gostando de saber um pouco mais sobre cada cor? Me conta aqui. um beijo e até terça com um novo post.


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

3.704 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page