top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Cores na decoração - Vermelho

A cor dessa semana na série cores na decoração será o vermelho, uma cor que muitas pessoas adoram, mas por ser muito forte e expressiva, deve ser utilizada com cautela. É a cor mais quente e que mais estimula, é a cor da energia e incentiva as ações. Vamos analisar.


O vermelho é uma cor primária no pigmento e um tom quente.

Psicologia da cor vermelha:


A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. O vermelho é a cor do dinamismo, da mudança, é uma das cores mais estimulantes e que tem uma forte influência no corpo e nas emoções das pessoas.

Olha como uma bancada colorida, seja no banheiro ou na cozinha, fica interessante. A base do banheiro é toda branca e a bancada vermelha é o ponto focal e destaque. Achei lindo e com certeza teria um assim em casa.

Banheiro com bancada vermelha. Projeto: Gne architecture.

Projeto: Gne architecture.

Aqui temos uma sala de estar integrada com a cozinha onde as banquetas tem os pés vermelhos e na sala temos os acessórios na cor. Um dos pendentes, o quadro e o tapete. É uma forma inteligente de usar a cor, pois são objetos mais fáceis de trocar do que a bancada ou um móvel, caso a pessoa se canse da cor.

Sala com tapete e banquetas vermelhas.

Foto: Via Pinterest.

Um quarto para adolescente, onde o tema Londrino e a cabine telefônica definiram o tom vermelho. Foi utilizado na mesa e em pontos na decoração. Estimula a pessoa na medida certa.

Quarto tema Londres com adornos vermelhos.

Foto: Via Pinterest.

Atributos do vermelho:


O vermelho transmite sensações de intensidade bem alta como a paixão, confiança, calor, excitação, amor, sedução, coragem, força. Também é a cor que simboliza o perigo, raiva ira...

A porta vermelha já impressiona logo de cara. Indica que ali vive uma pessoa de personalidade forte e que não tem medo de ousar. Ousadia é a palavra certa!

Porta vermelha.

Foto: Via Pinterest.

Outra forma inteligente de utilizar a cor é na pintura das paredes, pois são fáceis de trocar. Com uma base neutra de preto e branco, qualquer cor se encaixa bem.

Banheiro com paredes vermelhas.

Foto: Via Pinterest.

Onde utilizar:


O vermelho desperta o apetite, portanto é perfeito para o uso nas cozinhas. Outro ambiente onde o vermelho fica interessante é no quarto do casal, pois expressa amor e sedução.

Quem nunca sonhou em ter uma cozinha vermelha? Esse é o melhor cômodo para utilizar essa cor, pois é a cor estimulante da fome, além de ficar muito linda e ousada!

Cozinha vermelha.Projeto: Marina Linhares.

Projeto: Marina Linhares.

Outra cozinha vermelha que assim como a de cima tem os armários nessa cor. Tenha muita certeza de que quer essa cor, pois armários duram bastante. Se não tiver muito segura, utilize apenas em acessórios. Não tem o mesmo impacto, mas também fica interessante.

Cozinha vermelha. Foto: Via Better Homes.

Foto: Via Better Homes.

As salas de jantar, áreas gourmets e áreas de refeições também podem conter elementos vermelhos, aqui temos uma área gourmet com cadeiras na cor.

Área gourmet com cadeiras vermelhas.

Foto: Via Pinterest.

Tons de vermelho:


Existem vários tons de vermelho, vários tons claros e escuros, todos muito bonitos, são eles: vermelho, carmim, borgonha, cardeal, cereja, castanho, carmesim, bordeaux, sangria, scarlet, terracota , vermelho coral, tijolo e etc.

Tons de vermelho.

Foto: Pantone.

Combinações harmônicas:


Há muitas formas de combinar as cores de forma harmônica, pode ser com cores complementares, cores análogas, composição em tríade, entre outras combinações.

Combinações harmônicas.

Foto: Via Pinterest.

A cor complementar do vermelho é o verde. A cor complementar fica oposta no círculo cromático. Normalmente é uma combinação bem contrastante e vibrante.

A composição em tríade do vermelho é com o azul e amarelo, as cores primárias, que foram utilizadas nesse quarto de bebê. É um quarto muito estimulante e para um bebê que já nasceu moderninho. Fora o tema espaço, que eu adoro!

Quarto de bebê com cores primárias. Projeto: Erica Salguero.

Projeto: Erica Salguero.

Vermelho na decoração:


É uma cor que deve ser usada com inteligência, pois assim como desperta a energia por ser vibrante e dá a sensação de glamour e requinte, também pode despertar a inquietação e a ansiedade se utilizado em excesso.

Esse cantinho do café/bar tem um ar requintado, não só pelo uso da cor bordô no buffet, mas também pelo uso de espelhos. A composição com os elementos certos transmite sensações bem singulares.

Bar com buffet bordô.

Foto: Via Pinterest.

Já viu uma piscina vermelha? Veja como fica diferente e interessante! Definitivamente é algo que ainda quero ter na minha casa!

Piscina vermelha.

Foto: Via Pinterest.

Aqui temos um banheiro com piso, paredes e teto vermelhos. Fica bonito, diferente, porém é um ambiente mais conceitual, no dia a dia com certeza deixa o ambiente carregado.

Banheiro todo vermelho.

Foto: Via Pinterest.


E você, também gosta do vermelho? Usaria na decoração da sua casa? É uma das minhas cores preferidas, mas na decoração deve ser utilizado em pontos estratégicos na minha opinião. Me conta o que você está achando da série e qual a sua cor preferida? Um beijo e até terça.


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

697 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page