Essa semana será da cor rosa na série cores na decoração. O rosa sempre foi muito atribuído ao feminino, porém hoje em dia a cor já vem sendo bastante utilizada de forma mais comum e na decoração, principalmente nos últimos anos. Vamos ver o que podemos fazer com ela.
O rosa é uma cor entre o magenta e vermelho, é um tom quente.
Psicologia da cor rosa:
A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. O rosa é uma cor muito positiva, revela toda a doçura, ternura e tranquilidade.
O rosa combinado ao branco transmite ainda mais tranquilidade e delicadeza do que o rosa. Nessa cozinha foram combinados com um degradê do branco ao rosa na parede e cadeiras das duas cores.
Foto: Via Pinterest.
O rosa hoje em dia é associado ao feminino, porém antes do século XIX era uma cor masculina. Após uma reforma cultural, o rosa foi atribuído ao feminino e o azul ao masculino, por isso as meninas cresceram adorando a cor.
Foto: Via Pinterest.
O rosa hoje em dia ganhou um novo espaço e mais aceitação masculina. Veja como a cozinha ganha um ar contemporâneo e descolado com a bancada rosa.
Foto: Via Pinterest.
Atributos do rosa:
O rosa transmite muito charme, é uma cor suave e doce. Nos traz cortesia, amabilidade, maciez e encanto. É a cor da infância e sugere inocência.
O tom de rosa antigo está em alta e dependendo da composição onde é usado, remete a estilos diferentes. Aqui nesse espaço prevaleceu o romantismo.
Foto: Via Pinterest.
Onde utilizar:
Os espaços infantis são o local perfeito para o uso do rosa, pois é uma cor que transmite toda a suavidade e delicadeza. E em locais onde se deseja transmitir uma aura de romantismo.
Um quarto infantil combinando o rosa, branco e madeira clara. É o sonho de muitas meninas, um espaço que transmite delicadeza e doçura e ao mesmo tempo tem elementos contemporâneos, como o painel com iluminação embutida.
Projeto: Marília Zimmerman.
Tons de rosa:
Existem vários tons de rosa, vários tons claros e escuros, todos muito bonitos, são eles: fúcsia, chiclete, salmão, rosa antigo, rosa bebê, rosa neon, pink.
Foto: Via Pinterest.
Esse banheiro com o armário rosa chiclete me lembrou muito o banheiro da Barbie e o uso do papel de parede com flores pretas deixou o ambiente mais dinâmico. E só para constar eu sempre amei a Barbie.
Foto: Via Pinterest.
O rosa fúcsia é um tom de rosa mais escuro e vibrante, nesse banheiro foi utilizado na bancada, nicho e piso. Um tom ousado para quem adora rosa.
Foto: Via Pinterest.
Combinações harmônicas:
Há muitas formas de combinar as cores de forma harmônica, pode ser com cores complementares, cores análogas, composição em tríade, entre outras combinações.
Foto: Via Pinterest.
A cor complementar do rosa é o verde. A cor complementar fica oposta no círculo cromático. Normalmente é uma combinação bem contrastante e vibrante.
Foto: Via Pinterest.
Uma ótima forma de combinar cores é através do uso das cores análogas formando um degradê, não tem erro, fica lindo!
Projeto: Julyana Bortolotto.
Rosa na decoração:
O rosa é tendência de decoração desde 2016, quando o rosa quartz foi eleita uma das cores do ano e em 2018 o millenial pink foi uma das tendências do ano e se manteve em 2019, o vemos em cada vez mais espaços.
Quarto de bebê na cor rosa quartz, um tom de rosa claro e delicado. Nesse quartinho ele predomina, tendo sido usado na parede e no berço. O painel na parede tem um estilo mais clássico que foi combinado com o mobiliário num estilo mais contemporâneo.
Projeto: Simone Saccab.
Cozinha minimalista no tom rosa quartz e branco. A luz natural invade o local dando ainda mais a sensação de leveza.
Foto: Via Pinterest.
No piso desse home office foi utilizado o rosa antigo, um tom muito bonito e versátil. As letras em neon com luz rosa completam o ambiente com um toque especial.
Projeto: Renata Gaia.
E você gosta da cor rosa? Eu na infância não gostava, mas agora gosto bastante, principalmente na decoração. Me contem o que vocês acham aqui nos comentários. Um beijo e até terça.
Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.