Cores na decoração - Roxo


Olá, essa semana trazemos uma nova cor, a cor Roxa. A série cores na decoração nos traz uma cor por semana para analisar de acordo com a psicologia das cores, quais emoções e sentimentos despertamos ao adentrar um cômodo que utilize cada cor. Vamos ao roxo.

O roxo é uma cor secundária no pigmento, resulta da junção do azul e do vermelho. É uma cor fria.

Psicologia da cor roxa: A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. O roxo é uma cor relacionada a criatividade, ela estimula a pessoa de forma a criar uma aura de criatividade. O roxo também é relacionado a tranquilidade e calma, sendo também ligado a espiritualidade, esoterismo e fé. Além disso tudo o roxo é a cor da realeza, ligado a riqueza e nobreza.

Veja nessa sala onde o uso de um sofá com capitonê na cor roxa traz um ar de requinte ao ambiente, não só pelo modelo do sofá, como também pela cor. Uma sala com base neutra e simples, se transforma em uma sala com personalidade.

Foto: Via Pinterest.

Esse banheiro mistura mais de um tom de roxo, um no teto e parede, outro na bancada e no papel de parede onde tem um pouco de azul. Esse banheiro é a junção de ambiente relaxante, ar de nobreza e muito impactante e único.

Projeto: Ricardo Meira.

Atributos do roxo: O roxo transmite calma, sabedoria, transformação, sucesso, mistério, intuição, sensibilidade, respeito, nobreza, poder, vaidade, autenticidade e intimidade O roxo tem muitos atributos positivos, porém quando utilizado em excesso, pode trazer sensações desagradáveis e parecer algo barato e com pouco valor.

Esse banheiro transmite um ar de requinte com um estilo mais clássico, painel em meia parede, roda teto em gesso e pendente requintado. O tom de roxo escuro dá o toque final ao requinte do espaço.

Foto: Via Pinterest.

O roxo fica bem em ambientes clássicos ou mais contemporâneos. Essa cozinha gourmet tem o contraste do uso do preto e branco com um toque de madeira e a finalização com as cadeiras roxas. Um tom de roxo com um toque do rosa, uma cor bem ousada.

Foto: Via Pinterest.

Onde utilizar: Por promover a criatividade, o roxo é ideal para ser utilizado em home offices, escritórios, bibliotecas. Qualquer ambiente onde a criatividade seja necessária.

Essa biblioteca tem um tom de lilás em todas as paredes e estantes. O ponto focal é um quadro em tons frios e os detalhes em dourado junto com o vidro trazem aquele ar de requinte.

Foto: Via Pinterest.

Pela relação com a espiritualidade e fé, é uma ótima cor a ser usada em ambientes onde seja necessário calma e tranquilidade. É uma ótima cor para meditação.

Esse espaço no canto da varanda é ótimo pare esse propósito. Foi utilizado um futton roxo com várias almofadas e uma iluminação quente para criar o clima relaxante.

Foto: Via Pinterest.

Tons de roxo: Existem vários tons de roxo, vários tons claros e escuros, todos muito bonitos, são eles: lavanda, lilás, violeta, orquídea, púrpura, uva, etc.

Foto: Via Pinterest.

Essa cozinha em tom lilás deixou o ambiente bem delicado. Dependendo do tom utilizado o ambiente ganha uma nova significação.

Foto: Improuse.

Combinações harmônicas: Há muitas formas de combinar as cores de forma harmônica, pode ser com cores complementares, cores análogas, composição em tríade, entre outras combinações.

Foto: Via Pinterest.

A cor complementar do roxo é o amarelo. A cor complementar fica oposta no círculo cromático. Normalmente é uma combinação bem contrastante e vibrante.

Nesse pedaço dessa sala de estar podemos ver como a combinação é contrastante e ainda assim fica perfeitamente harmonizado.

Foto: Via Pinterest.

O tom sobre tom, que é uma combinação de cores análogas, que estão lado a lado no círculo cromático, também fica perfeito. Nesse quarto foram utilizados vários tons de roxo na parede, quadro, tapete e almofadas.

Foto: Via Pinterest.

Roxo na decoração: Quer um ambiente autentico e diferente? É só utilizar o roxo.

Nessa sala de jantar o buffet, o pendente e o quadro utilizam o roxo, mas somente esses elementos já fazem a diferença. Ficou interessante e diferente.

Projeto: Thais Lenzi Bressiani.

O roxo foi por muito tempo ligado à realeza e nobreza, portanto é a cor ideal para trazer essa aura de luxo para o seu ambiente.

Como já vimos anteriormente, esse ar de realeza pode ser alcançado utilizando o roxo junto com um estilo mias clássico, pendente exuberante, grandes cortinas e nesse quarto também a cabeceira de capitonês.

Foto: Via Pinterest.

O ultravioleta foi a cor do ano de 2018 da Pantone. Foi utilizado em muitos ambientes com o intuito de trazer a aura criativa e imaginativa que o roxo nos proporciona.

Foto: Via Pinterest.

O que você pensa sobre o roxo? Eu gosto da cor, mas não teria na decoração da minha casa. A verdade é que a utilização de cores na decoração é uma coisa muito particular, cada um tem uma preferência. Se você mora com mais pessoas, ou todos chegam a um consenso, ou alguém ira se sentir desconfortável. Nesse caso prefira ambientes mais neutros, ainda vamos chegar nessas cores, aguardem. Um beijo e até semana que vem!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Coresnadecoração #Cores #Paletadecores #Inspirações #Designdeinteriores

Inscreva-se para receber as novidades!
Show More

© 2020 por Juliana Rodrigues. Todos os direitos reservados.