Inscreva-se para receber as novidades!
Show More

© 2020 por Juliana Rodrigues. Todos os direitos reservados.

Cores na decoração - Cinza


A cor dessa semana na série cores na decoração é o cinza uma cor séria e sóbria, mas que quando combinada à outras cores, ele se adapta perfeitamente, combina com todas as cores. Na decoração ele vem sendo muito utilizado ultimamente e se tornou o queridinho. Vamos analisá-lo.

O cinza é uma cor que não é quente nem fria. É uma cor que não transmite muitas emoções, então é associada a neutralidade e estabilidade.

Psicologia da cor cinza: A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. O cinza é uma cor vaga, que tem significados ruins e bons ao mesmo tempo. É uma cor que transmite conhecimento e responsabilidade.

Essa cozinha num estilo clássico combina o cinza médio dos armários com o mármore com manchas cinza claras. O piso claro deixa o ambiente mais equilibrado e subtrai o peso do cinza escuro.

Foto: Via Pinterest.

Aqui temos uma varanda com paredes cinza escuro e elementos em metal também cinza escuro, deixando o ambiente um pouco mais pesado visualmente. Porém a madeira clara utilizada em alguns pontos ameniza esse peso.

Foto: Via Pinterest.

Atributos do cinza: O cinza é atribuído a algumas definições ruins como a tristeza, dias chuvosos, enfraquecimento, depressão, sem alegria, brutalidade, mas nem todas são ruins. Por ser uma cor neutra ele transmite calma, equilíbrio e neutralidade.

Nesse quarto temos uma parede cinza combinada ao restante branco e alguns elementos transparentes, como o pendente de cristais e as mesinhas laterais de acrílico. Veja como a iluminação quente dos abajures tira a frieza do cômodo, a iluminação faz toda a diferença.

Foto: Via Pinterest.

Essa é uma sala de jantar com parede com textura de cimento queimado, muito utilizada no momento. A composição com o preto e toques de madeira traz contemporaneidade ao ambiente, ficou incrível!

Projeto: Priscila Kolberg.

Onde utilizar: O cinza pode ser utilizado em qualquer ambiente, até em quartos infantis. Cozinhas, salas e quartos, acromáticos ou com alguma adição de cor, o cinza cai bem em todos.

Aqui vemos como valores de cinza mais claros deixam o ambiente menos pesado. A junção do cinza com o branco e a iluminação natural abundante deixaram o ambiente leve e neutro.

Projeto: Loft87 Arquitetura.

Nesse quarto as paredes e teto são cinza escuro, que com a junção de uma madeira um pouco escura também, traz o peso para o local. Porém o piso claro é mais leve, mas repare como o peso fica todo na parte de cima.

Foto: Via Pinterest.

Aqui temos um corredor com paredes cinza claras com branco e madeira. Elementos geométricos, como os do tapete costumam combinar muito bem com o cinza.

Projeto: Spring and Mercer.

Valores de cinza: O cinza é uma cor intermediária entre o branco e o preto. A escala de valor é uma variação de luminosidade, que vai do preto ao branco passando por uma escala de cinzas (acromática).

Foto: Via Pinterest.

Foto: Via Pinterest.

Combinações harmônicas: O cinza é uma cor que combina bastante com as outras cores, sendo muito utilizado ultimamente com o amarelo e o rosa, além do uso com outros tipos de materiais, como o tijolinho e a madeira, combina com tudo.

Nessa sala de estar temos combinações de vários tons de cinza com elementos amarelos e eles se combinam perfeitamente. É uma escolha bem contemporânea que vem sendo muito utilizada.

Foto: Via Pinterest.

Com a popularização do rosa nos últimos anos, sua combinação com o cinza também vem sendo muito apreciada. a utilização do rosa deixa o ambiente mais leve e traz consigo seus atributos.

Foto: Via Pinterest.

Aqui temos uma combinação de cores e materiais, metal preto com estofado cinza, pendente de metal dourado e a parede de tijolinho laranja, além das almofadas coloridas.

Foto: Via Pinterest.

Cinza na decoração: O cinza é uma cor que está sendo muito utilizada no estilo industrial, com materiais como o concreto aparente e cimento queimado.

Essa sala tem uma pegada industrial com o uso do cimento queimado na parede com o trilho com spots em metal preto, elementos em madeira e tapete geométrico.

Projeto: Juliana Pippi.

O cinza fica lindo no banheiro. Nesse ele foi utilizado em vários locais com a adição da madeira em alguns pontos do mobiliário e bancada.

Foto: Via Pinterest.

E então o que achou dos significados da cor cinza? Você gosta dele na decoração? Eu gosto bastante, principalmente no estilo industrial, que é um dos meus preferidos. Me conta a sua opinião também aqui nos comentários. Um beijo e até a próxima cor!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Coresnadecoração #Cores #Paletadecores #Inspirações #Designdeinteriores