top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Cores na decoração - Branco

A cor da semana da séria as cores na decoração é o branco. Uma cor que tem como o significado principal a paz. Também simboliza o novo, por isso muita gente usa branco na virada do ano. A simbologia da pureza também faz muita gente usar branco em festas de debutante e casamentos. Vamos ver o que o branco significa na decoração.


O branco na luz é a junção de todas as outras cores do espectro luminoso. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorve nenhum.

Projeto: Renata Lopes.

Foto: Via Pinterest.

Psicologia da cor branca:


A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. O branco é a cor que transmite neutralidade, é muito usado como cor de fundo. Também é a cor que mais dá a sensação de limpeza, portanto em um ambiente que utiliza essa cor deve-se ter um cuidado especial com a higiene e limpeza do local.

Um quarto de casal quase que inteiramente branco, exceto pelo piso de madeira. Leveza, clareza e pacificidade são sensações que esse cômodo transmite, nada melhor do que isso para uma boa noite de sono.

Foto: Via Pinterest.

Aqui temos uma sala de jantar onde também temos o branco combinado com dois tons de madeira, um do piso e outro das pernas das cadeiras. Nos pendentes também temos o uso do dourado que caiu muito bem à composição. A iluminação quente dá um ar mais aconchegante ao ambiente.

Projeto: Juliana Agner Arquitetura e Interiores.

Atributos do branco:


O branco exprime clareza, exatidão, verdade, o bem, a pureza, objetividade, neutralidade, ordem, simplicidade, otimismo, inocência, harmonia, estabilidade, leveza, neutralidade e limpeza.

Outro quarto de casal, esse inteiramente branco com espelhos nas paredes e mesas de cabeceiras espelhadas. Muita paz e tranquilidade em um quarto voltado exclusivamente para a função de dormitório.

Foto: Via Pinterest.

A área de serviço é u dos locais onde a limpeza deve ser mantida e a cor branca ajuda a transparecer essa limpeza. Qualquer sujeira aparece, então a manutenção deve ser sempre feita, portanto devem ser utilizados revestimentos e materiais de fácil limpeza.

Foto: Via Pinterest.

Onde utilizar:


O branco é a cor da pureza e inocência, portanto um quarto de bebê é um cômodo ideal para utilizar a cor, sendo ela pura ou com algum complemento.

Um quarto de bebê branco é algo bem clássico e ideal para bebês que precisem de calma e tranquilidade. Ambiente neutro que transparece a aura da inocência.

Foto: Via Pinterest.

Também é uma ótima solução utilizar o branco no banheiro ou na cozinha, pois demonstra a limpeza presente no local, onde deve-se ter higiene máxima.

Banheiro inteiramente branco com luz branca embutida atrás do espelho. Dá a sensação de clareza e limpeza.

Foto: Via Pinterest.

O branco na cozinha também transmite limpeza e com a junção da luz natural também transmite clareza. Os armários e elementos tem um estilo mais clássico e a cozinha possui poucos adornos e objetos expostos, deixando o ambiente muito organizado.

Projeto: Mowlem & Co.

Tons de branco:


No pigmento o branco quando se "suja" com outras cores, dão origem aos tons off whitte. Os tons off white são variações do branco com adição de outras cores.

Foto: Via Pinterest.

Combinações harmônicas:


O branco é a cor que combina com todas as outras. Serve como a cor de fundo, onde as outras cores tem um maior destaque. O branco combinado com o preto já se tornou uma composição clássica e que com certeza dá certo e fica bem elegante.

Vemos isso nessa cozinha branca com alguns detalhes em preto e com o mármore que deu o toque final e especial.

Foto: Via Pinterest.

Outra combinação muito utilizada e que mantém a neutralidade do ambiente é o branco com a madeira. Uma combinação clássica e linda!

Nessas salas de jantar e estar integradas temos essa combinação, o uso da madeira na medida certa e em locais estratégicos. Além do uso de iluminação quente, deixando os espaços ainda mais aconchegantes.

Projeto: Oberdam Bartocci.

Branco na decoração:


O branco é uma das cores mais utilizadas no estilo minimalista, pois é uma cor bastante neutra. Nessa sala temos este estilo com o branco sendo utilizado quase que totalmente, com poucas exceções.

Foto: Via Pinterest.


E você gosta dessa cor na decoração ou acha simples demais? Prefere misturar com outras cores? Me fala o que você acha! Estamos entrando na reta final das cores, faltam poucas. Um beijo e até semana que vem.


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

1.469 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page