top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Cores na decoração - Preto

Nessa semana vamos falar da cor preta na séria as coresa decoração. O preto por muito tempo foi somente associado ao luto, dor e tristeza, porém hoje em dia a cor é muito popular entre os jovens e é considerada uma cor muito elegante. Vamos ver mais sensações vindas da cor preta.


O preto no espectro luminoso é a ausência das cores e da luz. É o oposto do branco.

Psicologia da cor preta


A psicologia das cores é um estudo que identifica as sensações e emoções que as cores causam nas pessoas. O preto é a cor da individualidade, da objetividade e do luxo, é uma cor muito nobre e sofisticada.

Nessa sala com piso, paredes e mobiliário pretos, há uma mistura de materiais e estilo mais comuns com mais nobres. A mistura ficou bem interessante e deixou o ambiente com um ar de requinte. As próprias paredes totalmente pretas já deixam essa impressão. O uso de alguns objetos coloridos quebraram um pouco o uso do preto, deixando o ambiente mais descontraído, mas só um pouquinho.

Foto: Via Pinterest.

Nesse banheiro temos o uso da cor preta junto com um design minimalista. Simples, com poucos elementos, mas com a imponência que a cor traz ao ambiente.

Foto: Via Pinterest.

Atributos do preto


O preto tem algumas sensações negativas associadas a ele, como a tristeza, dor, morte e melancolia, porém tem também as positivas e bem interessantes, como mistério, poder, estilo, elegância, credibilidade, sofisticação

Aqui temos uma sala de jantar integrada com a cozinha num espaço bem amplo. Pelo fato de ter o piso, teto e algumas paredes em tom claro e ser muito amplo, o espaço não dá a sensação de fechamento.

Foto: Via Pinterest.

Uma varanda gourmet com diversos elementos na cor preta e alguns em bege e cinza, uma combinação neutra e interessante. A diversidade dos materiais utilizados não permite que o ambiente fique monótono com o uso quase absoluto do preto.

Foto: Casa de Valentina.

Onde utilizar


Para algumas pessoas o preto é considerada uma cor masculina e é utilizada em espaços destinados à homens, porém é uma cor impessoal, servindo na realidade para qualquer ambiente para qualquer pessoa.

Essa sala de jogos com bar é o que alguns classificam como ambiente masculino, não só pelo uso do espaço para jogo, mas também pelo uso da cor. É um espaço bem interessante, mas na minha opinião não o vejo como masculino.

Foto: Michael Abrams.

Um outro espaço no qual o preto vem sendo mais utilizado são os quartos de bebê. Se você gosta da cor e tem um estilo diferenciado, não tem problema algum ter um quarto preto, pelo contrário, fica muito estiloso.

Foto: Via Pinterest.

Veja esse quarto por exemplo, o preto foi utilizado nas paredes e no papel de parede florido com fundo preto. Ficou diferente e delicado ao mesmo tempo, não tenha medo de ousar.

Foto: Via Pinterest.

Combinações harmônicas


O preto é uma cor que combina com várias outras cores. O preto com o branco é uma combinação clássica e fica perfeita!

Nessa varanda temos a junção do preto, branco e cinza, o que deixou o espaço equilibrado, com a distribuição do peso visual por igual.

Foto: Via Pinterest.

Preto na decoração: O preto é uma cor que sugere imponência, luxo e riqueza, sendo uma ótima cor para ser utilizada em ambientes com materiais e mobiliário nobres, onde deseja-se elegância e refinamento.

Esse é um quarto com poucos elementos, mas com muita personalidade. O piso em madeira é o único elemento que não é preto ou escuro, mas combina perfeitamente.

Foto: Via Pinterest.

Outro espaço com o uso do preto e madeira. Nesse exemplo a madeira é um pouco mais escura, mais ainda assim dá mais leveza ao ambiente. O uso da iluminação embutida dá o ar de requinte e a simplicidade dos armários e dos elementos também, menos é mais.

Foto: Via Pinterest.

Por último temos um quarto geek para adolescente em tons de preto e cinza. O preto dá unicidade e o cinza tira um pouco do peso visual. Diferenciado e incrível!

Foto: Via Pinterest.


E você gosta do preto na decoração? Eu adoro, acho lindo e muito elegante, usado em ambientes para pessoas com personalidade. Me contem a opinião de vocês. Estamos entrando na reta final das cores na decoração, espero que estejam gostando. Um beijo e até sábado com mais uma cor.


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

924 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page