Inscreva-se para receber as novidades!
Show More

© 2020 por Juliana Rodrigues. Todos os direitos reservados.

Cômodo a cômodo - Varanda


Hoje sairemos um pouco de casa na série cômodo a cômodo, pois vamos falar da varanda. A varanda é um local de descanso, relaxamento, um local de convívio social. Vamos ver o tipo de mobiliário e os tipos de varanda existentes e algumas dicas para deixar a sua bem confortável!

Finalidade: A varanda é uma área coberta, porém ao ar livre, permitindo que as pessoas descansem, sentadas e respirando ar puro.

Foto: Via Pinterest.

Existem as varandas das casas, que costumam ser na entrada ou no final, integradas com a piscina ou churrasqueira, ou não. Algumas são integradas com a sala de estar, ampliando a área de convivência.

Foto: Via Pinterest.

As varandas dos apartamentos também podem ser grandes ou pequenas, integradas, ou não.

Foto: Via Pinterest.

São as sacadas, algumas comportam apenas um assento e algumas plantas e ainda assim, pode ser um local gostoso de estar.

Foto: Via Pinterest.

Outro local que tem uma função parecida com a varanda é o terraço, que pode ser coberto ou não. Podemos ter assentos, bancos, mesas com cadeiras, etc.

Foto: Via Pinterest.

Mobiliário: Nas varandas temos os assentos, que podem ser sofás, poltronas, cadeiras, seat gardens, puffes, futtons, bancos, há uma infinidade de modelos a serem utilizados de vários materiais diferentes.

Projeto: Triplex Arquitetura.

Projeto: Doob Arquitetura.

Os materiais mais comumente utilizados são a madeira e fibras, porém há a necessidade de se atentar se o mobiliário ficará muito exposto ao sol e intempéries, pois aí ele precisará ter tecido impermeável e se for de fibra, ela deve ser sintética, pois a fibra natural se deteriora ao ser exposta.

Foto: Via Pinterest.

Projeto: BC Arquitetos.

Temos também as mesas de centro e laterais, que também existem modelos específicos para área externa e varandas.

Projeto: Cristina Rei.

Em algumas varandas temos redes, que são muito apreciadas para descansar no fim da tarde.

Foto: Histórias de casa.

Se for uma varanda gourmet, temos a mesa de jantar com as cadeiras e a área de preparo dos alimentos, uma bancada com cuba, torneira, churrasqueira e geladeira ou frigobar.

Projeto: Fernanda Calvo.

Foto: Via Pinterest.

Iluminação: A iluminação natural é abundante nas varandas, porém para a noite são necessárias arandelas, pendentes, plafons ou spots. Podemos ter também uma iluminação cênica, para relaxar.

Projeto: Fernanda Marques.

Objetos decorativos: A principal decoração das varandas são as plantas. Podemos ter plantas em vasos de todos os tamanhos, em plant hangers, em um jardim vertical, quadros com plantas, de várias formas. Um paisagista pode indicar os tipos de plantas que podem ser utilizadas em cada local de forma precisa, visando a vivacidade da vegetação.

Foto: Via Pinterest.

Foto: Via Pinterest.

Além das plantas podem haver adornos com um estilo mais rústico, lanternas, velas, etc.

Foto: Via Pinterest.

Na residência de vocês tem varanda? Me conta como ela é aqui nos comentários. Quando eu penso em varanda, lembro da minha infância, com ótimas lembranças. É um local que proporciona bem estar e boas recordações! Nos vemos sábado, beijos!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Cômodoacômodo #Áreasdacasa #Ambientesdecorados #Inspirações #Designdeinteriores #Varanda