top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

As vantagens dos ambientes integrados! 8 formas de integração.

O conceito de ambiente integrado está sendo cada vez mais utilizado, pois com o dia a dia atarefado, temos cada vez menos tempo para passar com nossa família e amigos. Os ambientes são integrados com a finalidade de promover a proximidade entre as pessoas e eles também promovem a sensação de amplitude do espaço. Assim, espaços com finalidades diferentes, como por exemplo a sala de estar e a sala de jantar, são integradas para que as festas, encontros, reuniões e até mesmo no dia a dia, promovam mais interação entre as pessoas. Vamos ver alguns exemplos de como fazer isso.


Podemos integrar os mais diversos tipos de ambientes, em casas ou apartamentos. Aqui temos um apartamento com cozinha, sala de estar e varanda gourmet integrados. A cozinha americana tem um balcão para refeições e a varanda gourmet possui uma mesa com cadeiras que substitui a sala de jantar.

Sala, cozinha e varanda gourmet. Projeto: Bruno Moraes Arquitetura.

Projeto: Bruno Moraes Arquitetura.

Nesse exemplo temos a cozinha, e salas de jantar e estar integradas. A sala de jantar tem um canto alemão para permitir mais lugares à mesa e podemos ver a cozinha no reflexo do espelho. Repare como os materiais e paleta de cores são harmoniosas, este é um ponto importante, manter os espaços coesos e conversando entre si.

Salas e cozinha integradas. Projeto: Chris Silveira.

Projeto: Chris Silveira.

Esse é um espaço amplo e a integração deixa isso mais explícito. Um espaço grande de estar se integra com a varanda, onde temos uma mesa de jantar. Imagina uma recepção nesse espaço ou uma família no dia a dia.

Sala e varanda integradas. Projeto: Daniele Guardini e Adriano Stancati.

Projeto: Daniele Guardini e Adriano Stancati.

Aqui temos outro espaço bem amplo, uma cozinha com mesa, integrada à sala de jantar e de estar. A cozinha pode ser isolada com uma porta de correr que sai de trás do painel da sala. Essa é uma ótima opção, pois permite que quando for necessário a porta se feche e se tenha mais privacidade.

Cozinha e salas com porta de correr.  Projeto: Del Nero Da Fonte Arquitetura.

Projeto: Del Nero Da Fonte Arquitetura.

Um espaço com estilo industrial em seus três cômodos integrados, cozinha e salas de jantar e estar. A paleta de cores prevalece em todos os espaços e são utilizados os mesmos materiais e estilo de mobiliário.

Salas e cozinha estilo industrial. Projeto: Larissa Citton Brehm.

Projeto: Larissa Citton Brehm.

Salas de estar, jantar e tv integradas se tornam um local grande e agradável de passar o tempo em família. Mobiliário em tons neutros e branco e toques de madeirinha em todos os ambientes.

Salas integradas. Projeto: Marília Zimmermann.

Projeto: Marília Zimmermann.

Aqui temos outras salas de jantar e estar e varanda gourmet integradas. Um outro ponto importante que as pessoas não se dão conta é que todos os ambientes integrados devem ter o mesmo número de assentos em cada espaço.

Salas e varanda integradas. Projeto: Monica Larsson e Inah Mantovani.

Projeto: Monica Larsson e Inah Mantovani.

Sala de estar, jantar e cozinha bem pequenos e que juntos ficam aconchegantes demais, ou seja, mesmo em locais menores a integração traz benefícios.

Salas e cozinha pequenas integradas.

Foto: Via Pinterest.


E na sua casa como é, tem algum ambiente integrado? Aqui na minha casa temos a sala de estar/TV junto com a sala de estar e com certeza o convívio familiar e nos dias de festa são melhores. Me conta o que você achou do post e se tiver alguma sugestão deixa aqui nos comentários. Um beijo e até terça.


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

4.326 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page