top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Você sabe o que é iluminação zenital?


Se a resposta é não, você está no lugar certo, continue lendo. Iluminação zenital é uma forma de aproveitamento da luz natural através de aberturas na cobertura de uma construção. A iluminação natural num geral já é a mais eficiente, além de ser sustentável, e a iluminação natural zenital é ainda melhor, pois proporciona uma iluminação bastante uniforme. A limpeza, que demanda uma mão de obra especializada, deve estar sempre em dia, pois pode comprometer a iluminação. Vamos ver os tipos de iluminação zenital nesse post.


1 - Clarabóias

Ambiente com clarabóia.

Foto: Via Pinterest.

São aberturas horizontais e como não permitem a entrada de ar, podem aumentar a temperatura do ambiente. Os materiais mais utilizados são as estruturas metálicas, vidro laminado e o policarbonato.

2 - Sheds

Ambiente com shed.

Foto: Via Pinterest.

São telhados com o formato e dentes de serra, com uma parte na vertical e uma inclinada. No Brasil são mais eficientes se estiverem voltados para o sul. São normalmente de vidro.

3 - Átrios

Cozinha com átrio.

Foto: Via Pinterest.

Fica localizado no centro do ambiente e possui normalmente um formato piramidal.

4 - Lanternins

Ambiente com lanternim.

Foto: Via Pinterest.

São aberturas acima da cobertura que ficam em faces opostas e são translúcidas. Permitem uma eficiente ventilação do ambiente. No Brasil são mais eficientes se estiverem voltadas para o norte - sul.

5 - Cúpula ou Domo

Ambiente com cúpula.

Foto: Via Pinterest.

São aberturas na cobertura, normalmente no centro do ambiente, que podem ser de vários formatos e que permitem a entrada de luz natural e ventilação. Também podem ser de vários tipos de materiais, como vidro, que deve ser temperado, jateado ou laminado, policarbonato ou acrílico.

E você já sabia o que era a iluminação zenital? Se não, o que você achou? Lembrando que para não haver problemas, contrate sempre um profissional, pois ele fará um projeto prévio, onde serão analisados o tamanho ideal, a melhor localização e a viabilidade da construção de qualquer um dos tipos de iluminação zenital. Me digam o que acharam?


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

813 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page