Cômodo a cômodo - Jardim


Cômodo a cômodo - Jardim

Hoje finalizamos a série cômodo a cômodo com a área externa, ou seja, o jardim. O jardim não é um cômodo, porém a forma que o tratamos faz toda a diferença na casa, um jardim bem cuidado fica muito bonito e dá vida à casa! A organização também é importante, portanto vamos ver o que podemos fazer para deixá-lo ainda melhor e completo.

Finalidade: O jardim é um local ao ar livre, onde podemos cultivar plantas, hortas, flores diversas, é onde podemos usufruir do contato com a natureza e descansar em local calmo, fresco e agradável.

Estar no jardim. Projeto: Mara Chap Chap.

Projeto: Mara Chap Chap.

Os pisos devem ter revestimento antiderrapante, para evitar acidentes. Eles também devem permitir a drenagem do solo e serem de fácil limpeza.

Mobiliário: Para o cultivo das plantas, precisa-se de instrumentos específicos, que necessitam de local de guarda, podendo ser num móvel, ou num armário.

Precisamos da mangueira para regar o jardim, ou se for um espaço grande, pode ser instalado um sistema de irrigação automatizada.

Guarda da mangueira. Foto: Tu Organizas.

Foto: Tu Organizas.

Podemos também ter espaços de convívio diversos, equipados com assentos e apoios diversos, redes, etc. Os materiais do mobiliário deve ser impermeável e resistente às intempéries.

Jardim com piscina. Projeto: Gigi Botelho.

Projeto: Gigi Botelho.

Estar no jardim.

Foto: Via pinterest.

Rede no jardim. Projeto: SET Arquitetura.

Projeto: SET Arquitetura.

Para os espaços de convívio é importante que haja bloqueio solar, para proteger as pessoas do sol. Podemos ter uma área coberta com pergolados, telhados, toldos ou até ombrelones.

Estar com ombrelone.

Foto: Via pinterest.

Estar com pergolado.

Foto: Via pinterest.

Para as crianças podemos ter um playground, com brinquedos de jardim, e se houver uma árvore, casinha na árvore ou balanço, assim como tínhamos antigamente.

Casinha na árvore. Projeto: Odilon Claro.

Projeto: Odilon Claro.

Algo muito interessante para ter no jardim são os espelhos d'agua, laguinhos, cascatas, fontes de água...

Jardim com espelho d'agua.

Foto: Via pinterest.

Espelho d'agua e fonte. Projeto: Diez+Muller Arquitectos.

Projeto: Diez+Muller Arquitectos.

Iluminação: Para o jardim é importante que os acessos, corredores e escadas estejam bem iluminados para evitar acidentes, para isso podemos utilizar balizadores e luminárias de piso, todas próprias para o jardim.

Corredor com vasos e iluminação.

Foto: Via pinterest.

Caminho iluminado.

Foto: Via pinterest.

Para deixar o jardim mais interessante, podemos apostar numa iluminação decorativa, com o intuito de iluminar e destacar as plantas em locais estratégicos.

Jardim iluminado.

Foto: Via pinterest.

Vasos iluminados.

Foto: Via pinterest.

Objetos decorativos: A decoração dos jardins são principalmente as plantas, que podem estar em canteiros ou em bonitos vasos e cachepots.

Vasos com suculentas.

Foto: Via pinterest.

Assento e plantas.

Foto: Via pinterest.

Multi vaso de plantas. Projeto: Marcelo Bellotto.

Projeto: Marcelo Bellotto.

Podem ser usadas treliças para colocar flores, plantas e trepadeiras ou vasos e floreiras diversas para compor um jardim vertical.

Jardim vertical.

Foto: Via pinterest.

Flores na treliça.

Foto: Via pinterest.

Um adorno bem bonito é muito utilizado é a lanterna, podem ser grandes, pequenas, penduradas ou de piso.

Estar com lanternas e adornos.

Foto: Via pinterest.

E então, o que acharam dos jardins? Você é dos que gosta de ter muitas plantas ou prefere ter plantinhas fakes? Me conta também o que vocês acharam da série cômodo a cômodo, deu para descolar boas dicas? Espero que tenham gostado, beijos!

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

Juliana Rodrigues

#Cômodoacômodo #Áreasdacasa #Vegetação #Inspirações #Designdeinteriores #Paisagismo #Jardim

2,556 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Tapetes