top of page
Textura Madeira.jpg
Buscar
  • Foto do escritorJuliana Rodrigues

Closet dos sonhos!


O closet é o cômodo dos sonhos da maioria das pessoas, pois não é todo mundo que tem espaço para tê-lo. Ele pode ser projetado em novas construções, um quarto grande pode ter um espaço revertido para o closet ou um apartamento ou casa com um cômodo sem uso pode ser transformado no closet dos sonhos. Vamos desvendar esse "cômodo" por completo.

Finalidade


A finalidade do closet é a guarda das roupas, bolsas, acessórios e calçados. Além disso é o local onde a pessoa se arruma, sendo necessário um espelho de boa qualidade, boa iluminação (principalmente na área da penteadeira se houver) e conforto térmico. É uma área íntima e pode ser compartilhada por casais.

Closet dos sonhos da série Scream Queens.

Closet dos sonhos da série Scream Queens.

O closet pode ser um cômodo destinado somente a essa finalidade ou pode ser apenas uma área do quarto onde se tem o armário e as funções do closet.

Closet atás do quarto.

Foto: Via Pinterest.

Espaço para closet dentro do quarto. Projeto: Olga Shatkovskaya.

Projeto: Olga Shatkovskaya.

Em alguns casos o closet também pode ocupar o mesmo cômodo que o escritório ou quarto de hóspedes.

Closet com escritório.

Foto: Via Pinterest.

Outra configuração comum do closet é quando eles são integrados com o banheiro, o que pode facilitar na hora da pessoa se arrumar, porém deve-se atentar para a umidade excessiva (esse cômodo deve ser bem arejado).

Closet junto com o banheiro.

Foto: Via Pinterest.

Mobiliário


O principal de um closet é o armário, que pode ou não ter porta. Se houver porta pode ser de giro, de correr, ser com ou sem espelhos ou podem até ser de vidro, as opções são bem diversificadas.

Closet com portas. Foto: Sumisura serviços.

Foto: Sumisura serviços.

Closet com portas de vidro. Projeto: Yodozeen Architects.

Projeto: Yodozeen Architects.

Normalmente são utilizados mobiliários sob medida e essa é realmente a melhor opção, pois assim podemos definir melhor os espaços de guarda de acordo com as peças que cada um possui, como a quantidade de gavetas, nichos para bolsas, sapateira, gavetas para acessórios...

Espaços do closet.

Foto: Via Pinterest.

É necessário um local de assento para calçar os sapatos, podendo ser um puff, poltrona, banco, as opções são infinitas.

Closet com assento. Projeto: Stuart Silk Architects.

Projeto: Stuart Silk Architects.

No caso de haver uma penteadeira, é o local perfeito para guardar a maquiagem e produtos para pele e perfume, lembrando que não se deve guardar nenhum desses produtos no banheiro (muito menos remédios), pois a umidade pode danificá-los.

Closet com penteadeira. Projeto: Studio Alencar.

Projeto: Studio Alencar.

Iluminação


A iluminação natural é sempre a melhor opção em qualquer cômodo. É um recurso sustentável e deixa o ambiente muito bem iluminado, porém não é todo closet que possui janela, então é importante deixá-lo bem iluminado, podendo ou não ter iluminação embutida nas prateleiras e nichos.

Iluminação de closet. Projeto: Studio 54.

Projeto: Studio 54.

Objetos decorativos: A decoração do closet deve ser mais funcional, pois pode deixar o ambiente poluído visualmente. Você pode utilizar bandejas bonitas para organizar a penteadeira, cestos bonitos para organizar prateleiras ou nichos.

Adornos de closet. Projeto: Lisa Adams.

Projeto: Lisa Adams.


E você, já possui seu closet? Se sim, é do jeito que você sonhou? Se não, como você gostaria que fosse? Eu ainda não tenho o meu, tenho um armário pequeno e um cômoda, porém possuo poucas roupas e o espaço que tenho cabe tudo perfeitamente. Eu gostaria mesmo de ter uma penteadeira. Me contem as preferências de vocês? Um beijo e até sábado.


Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

376 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page