Inscreva-se para receber as novidades!
Show More

© 2020 por Juliana Rodrigues. Todos os direitos reservados.

Formatos de cozinha


Hoje vamos falar de um assunto que vocês costumam gostar bastante, as cozinhas. Vamos ver os diferentes formatos possíveis para esse cômodo que é o coração da casa. Dependendo do espaço disponível há alguns layouts possíveis, se for muito pequena pode ser que ela seja linear e se for grande pode ser que caiba uma ilha, o que é o sonho de consumo de várias pessoas, inclusive eu. Vamos às cozinhas.

1 - Cozinhas em L

As cozinhas em L podem ser de vários tamanhos, essa é de tamanho médio e tem uma mesa de 4 lugares no centro. Possui os principais itens, forno e cooktop, geladeira e cuba em uma bancada com armários em uma parede e mais armários na outra.

Foto: Via Pinterest.

Essa cozinha em L é um pouco menor e ainda assim bem funcional, com forno e cooktop em uma parede e cuba na outra, otimizando o serviço. O formato em L se adapta bem aos espaços, pois ele aproveita as paredes, deixando um bom espaço para a circulação.

Foto: Via Pinterest.

2 - Cozinhas em U

As cozinhas em U facilitam muito o serviço na cozinha, pois nos permite ter os equipamentos bem distribuídos. Porém, precisam de um espaço um pouco maior e assim também podemos ter mais armários e locais de guarda.

Foto: Via Pinterest.

O centro da cozinha vai ser mais ou menos espaçoso de acordo com o tamanho da cozinha. Essa é um pouco mais estreita do que a da foto de cima, por isso o espaço de circulação fica menor. Esse espaço não deve ser menor do que 1,20 m, senão dificulta a mesma.

Foto: Via Pinterest.

3 - Cozinhas em corredor

As cozinhas em corredor possuem um formato mais alongado, mas não tanto quanto as lineares. Esse formato nos permite ter os equipamentos e armários em paredes paralelas com um corredor no meio, dai o nome.

Projeto: Rebeca de França.

Esse modelo de cozinha pode ser compacto ou amplo como essa. As duas paredes foram ocupadas com armários e os equipamentos de um lado e assentos no balcão do outro. O corredor ficou com uma ótima circulação e o espelho utilizado acima do balcão deu mais sensação de amplitude ao ambiente.

Projeto: Ana Meirelles.

4 - Cozinhas lineares

As cozinhas lineares nem sempre são utilizadas em espaços pequenos, apesar de serem as mais utilizadas em locais mais apertados. Nesse exemplo, os equipamentos e armários estão localizados linearmente em uma parede e temos a mesa no centro.

Foto: Via Pinterest.

Outra cozinha linear com os equipamentos alinhados em um lado. Vários armários e nichos dispostos de maneira muito bem organizada. Os equipamentos da cozinha devem ter cada um o seu próprio lugar, pois assim podemos deixar as bancadas mais livres para o serviço ou com os utensílios mais utilizados.

Projeto: Two Design.

5 - Cozinhas com ilha

Esse é o formato mais cobiçado de cozinha. A cozinha com ilha deve ser espaçosa, pois o espaço entre o balcão e a ilha deve ter no mínimo 1,20 m, e mais o espaço da circulação dos outros lados. A ilha fica no centro da cozinha e nela podem ser inseridos alguns dos equipamentos, armários e um balcão com banquetas.

Foto: Via Pinterest.

Nesse exemplo além da cuba em uma das paredes, temos outra cuba na ilha com uma torneira gourmet. Falando em gourmet, a ilha é muito utilizada em cozinhas gourmets, pois permite que se tenha assentos no balcão.

Foto: Via Pinterest.

6 - Cozinhas com península

Esse modelo de cozinha se confunde com a cozinha com ilha, porém se a bancada ou o balcão estão conectados com uma das paredes, será uma cozinha com península. Olha que interessante esse modelo de balcão retrátil, assim ele só é puxado quando necessário, ganhando espaço quando não estiver sendo utilizado.

Projeto: Monise Rosa Arquitetura.

É um modelo bem versátil e normalmente a península também tem um balcão com banquetas para a refeição. Nesse exemplo temos apenas o balcão e no exemplo de cima bancada com cooktop + balcão com banquetas. É um tipo de cozinha americana.

Foto: Via Pinterest.

Na sua casa qual é o formato da cozinha? Aqui em casa é em corredor. Vocês também gostam muito da cozinha e acham que é o coração da casa ou preferem outro cômodo, me conta aqui nos comentários. Um beijo e até sábado com mais uma cor.

Obs.: As fotos via Pinterest não tinham a indicação do autor do projeto, se você é o autor ou sabe quem é, por favor entre em contato para darmos os devidos créditos.

#Cozinha #Designdeinteriores #Inspirações #Ambientesdecorados